WhatsApp clonado: golpista pede dinheiro em nome de prefeito de Novo Cabrais

Por
WhatsApp clonado: golpista pede dinheiro em nome de prefeito de Novo Cabrais
POLÍCIA
20 de maio de 2021 - 159234821_1909832892505747_7054958870925229700_n

Crédito: Ass. Com.

O prefeito de Novo Cabrais Leodegar Rodrigues teve seu WhatsApp clonado, segundo nota divulgada pela Prefeitura por volta das 13h30 desta quinta-feira (20). Ainda de acordo com o comunicado, já foi identificado o envio de mensagens em nome da vítima com pedido de dinheiro.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil. “Se alguém receber pedido de valores, ignore”, orienta a nota da Prefeitura.

O que fazer?

O WhatsApp é a rede social mais utilizados pelos brasileiros e está presente em mais de 99% dos smartphones ativos do país. Esse número chamou atenção dos criminosos que passaram diariamente novas maneiras de aplicar golpes.

Golpes de WhatsApp

A tecnologia transformou o relacionamento entre as pessoas, as ligações foram substituídas pelas mensagens de WhatsApp. Até as empresas conversam com seus clientes pelo aplicativo de mensagens.

A questão é que os crimes e casos de estelionato também evoluíram com a tecnologia e os criminosos passaram a aplicar golpes virtuais usando o WhatsApp.

Como os golpes virtuais são aplicados?

Geralmente, os criminosos fingem ser as vítimas para conhecidas dos verdadeiros donos do número do WhatsApp. Então, entram em contato por meio do WhatsApp e pedem dinheiro. Parece uma conversa como outra qualquer, mas não é.

Recebi mensagem pedindo dinheiro: o que fazer?

Ligue para o contato que solicitou a transferência e confirme se o pedido realmente foi feito.

Como descobrir se o WhatsApp foi clonado?

O WhatsApp não pode ser exatamente clonado, ou seja, não é possível utilizar uma conta em dois celulares ao mesmo tempo. Caso algum golpista consiga acessar o WhatsApp por meio de outro aparelho, o verdadeiro proprietário perderá o acesso no seu celular. Ao abrir o aplicativo, estará uma mensagem:

Outra maneira de utilizar o WhatsApp de forma remota é por meio do WhatsApp Web. Essa é a versão do aplicativo que pode ser utilizada em computadores (desktop). Quando a conta for utilizada desse modo, o celular exibirá a mensagem: “WhatsApp Web está ativo no momento”.

Anote

  • Abra o WhatsApp
  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela
  • Selecione “WhatsApp Web”
  • Role a tela até a parte inferior
  • Clique em “Desconectar de todos os aparelhos”

WhatsApp clonado: o que fazer?

A orientação é acessar o WhatsApp, que estará sem cadastro. Depois, é preciso inserir o número de telefone e confirmar com o código de seis dígitos recebido por SMS. Assim que for digitado o código recebido, o golpista que estiver usando a conta será desconectado automaticamente.

Caso tenha sido ativado a confirmação em duas etapas, será necessário informar esse código.

WhatsApp clonado: alguém poderá ler minhas conversas antigas?

Não. O WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e as mensagens são armazenadas no o aparelho. Se alguma pessoa acessar a conta de outro dispositivo, ela não poderá ler as conversas.

Como deixar seu WhatsApp mais seguro?

Existe um recurso de segurança no próprio aplicativo que deixará a conta mais segura: a confirmação em duas etapas. Isso significa que para cadastrar o WhatsApp em outro celular, será necessário o código PIN.

O PIN é uma senha numérica composta por seis dígitos. Ela será exigida toda vez que fizer o login da conta.

Para ativar o PIN

  • Abra o WhatsApp
  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela
  • Selecione “Configurações”
  • Clique em “Conta”
  • Escolha “Confirmação em duas etapas”
  • Pronto, basta cadastrar uma senha numérica

Dicas de segurança

Não compartilhe o código de confirmação e o PIN da confirmação em duas etapas com ninguém.

Ative a confirmação em duas etapas e forneça um endereço de e-mail para redefinir o PIN caso for preciso.

Defina uma senha para o aparelho.

Atentar a quem tem acesso físico ao seu celular. Pessoas que têm acesso ao aparelho podem usar a conta do WhatsApp sem a permissão do proprietário.