O retorno das chuvas em todo o Estado com volumes expressivos, embora variáveis, foi importantíssimo para o desenvolvimento das lavouras de soja, principalmente para as áreas em estágio reprodutivo. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, as temperaturas mais amenas após as chuvas também foram favoráveis à cultura, que sofria com os dias quentes de períodos anteriores.
Na maioria das regiões, seguem intensas as aplicações de fungicidas para a prevenção e controle da ferrugem-asiática. Os produtores utilizam inseticidas para o controle de pragas na mesma aplicação. Entre as fases, 34% estão em floração, 47% em enchimento de grãos, e 3% entraram em floração.
A semana terá calor e retorno da chuva no RS. A aproximação de uma área de baixa pressão favorecerá o aumento da nebulosidade, e poderão ocorrer pancadas de chuva, típicas de verão na maioria das regiões. Nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), a propagação de uma área de baixa pressão manterá a nebulosidade e a chuva em todas as regiões. Na quarta-feira (28), o ingresso de ar seco e frio afastará as instabilidades e provocará o ligeiro declínio das temperaturas.
Os totais de chuva previstos deverão ser inferiores a 30 mm e 45 mm na maior parte do Estado.
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI
Leia mais notícias sobre “RURAL” CLICANDO AQUI