Após uma denúncia anônima, o 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Cachoeira do Sul abordou um veículo na Volta da Charqueada, onde localizou carne sem procedência de órgão competente. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira.
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP), foi acionado e constatou abate clandestino de ovinos em local impróprio em uma propriedade próxima.
Foi lavrado o auto de infração, de apreensão e inutilização. No total, foram apreendidos 171,55 quilos de produtos. A carne foi destinada ao Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul, conforme termo de doação.
Por legislação municipal, do Decreto 42/2022, art. 186:
“Todo abate de animais para consumo ou industrialização realizado em estabelecimento ou local não registrado no SIF (Serviço de Inspeção Federal), CISPOA (Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e S.I.M (Serviço de Inspeção Municipal), será considerado clandestino, sujeitando-se os seus responsáveis à apreensão e condenação das carnes e/ou produtos, ficando ainda submetidos às demais penas da lei”
Mais detalhes da ocorrência não foram divulgados pelos órgãos de segurança.