Moradores residentes na Rua Olímpio Leal, área central de Cachoeira do Sul (Bairro Soares), denunciam a criação de porcos em uma casa onde, segundo eles, existem também cachorros. O caso já foi levado ao conhecimento do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), órgão da Secretaria Municipal de SAúde, que já esteve no local, mas não localizou o proprietário, que não mora na casa.
De acordo com os vizinhos, o dono da moradia tem levado alimento aos animais. Em mensagens ao programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango, na manhã desta terça-feira (10), as famílias também alertam sobre a existência de uma piscina tomada por terra e vegetação.
No entanto, a maior preocupação é com os porcos devido ao mau cheiro, por isto, contatos constantes têm sido feitos com o DVS no sentido de que seja tomada uma providência com urgência.
CRIAR ANIMAIS NA ÁREA URBANA
A legislação estabelece que é proibida a criação e a manutenção de animais da espécie suína, bovina, equina, frangos, coelhos e outros animais em zona urbana. Essas atividades são proibidas por lei e caracterizadas por crime ambiental, uma vez que a criação desses animais podem gerar doenças e causar transtornos como o mau cheiro, conforme determinação em lei.