VITTA/Vida&Saúde – Novembro Azul alerta para a importância da prevenção ao câncer de próstata

Por
VITTA/Vida&Saúde – Novembro Azul alerta para a importância da prevenção ao câncer de próstata
VITTA/VIDA&SAÚDE
30 de outubro de 2020 - Vida&Saúde

Vida&Saúde


Para alertar a população masculina sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES/RS), se une ao movimento internacional Novembro Azul, orientando que o diagnóstico precoce é o melhor caminho para a cura.

No Rio Grande do Sul, o câncer de próstata é a maior causa de mortalidade da população masculina, entre todos os tipos de câncer. Conforme o Sistema de Informação sobre Mortalidade-SIM/ MS, entre os anos de 2014 e 2018, no Estado, foram registrados, a cada 100 mil homens, 20,17 óbitos por câncer de próstata, 6,12 por câncer de boca e 0,45 por câncer de pênis.

O coordenador da Política de Saúde do Homem, da SES/RS, Carlos Antônio da Silva, enfatiza que o melhor remédio é a prevenção. “Cuidado e autocuidado são fatores de proteção, e a melhor idade para o cuidado é agora”, aconselha.

Carlos frisa que os homens devem buscar atendimento nos serviços de saúde não apenas em novembro, mas em todos os meses do ano. Segundo ele, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) preconiza que a partir dos 45 anos os homens devem procurar fazer exames preventivos para detecção do câncer de próstata. O RS tem mais de 1,7 milhão de homens nesta faixa etária. O diagnóstico precoce e completo desta neoplasia é feito com o teste Antígeno Prostático Específico (PSA), com toque retal e biópsia. O acesso ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a Unidade Básica de Saúde ou a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O coordenador explica que “um dos fatores que dificultam o tratamento e a cura é o estágio avançado em que a doença é descoberta, considerando que os homens em geral não têm o hábito de realizarem consultas regulares”. A partir do diagnóstico precoce podem ser tomadas as medidas profiláticas capazes de oferecer mais chances de sobrevida aos pacientes ampliando o tempo e a qualidade de vida.

Diversos são os fatores que predispõem ao acometimento dos cânceres em geral, inclusive o de próstata. Histórico familiar, idade, obesidade, sedentarismo, hábito de fumar, hábitos alimentares não saudáveis, características genéticas e exposição a agentes radiológicos e químicos, entre outros.

Fatores preventivos:

-Prática de atividade física, manutenção do peso corporal adequado, evitar o fumo e derivados do tabaco e o consumo de bebidas alcoólicas;

-Higienização íntima e observação do órgão genital;

-Uso de preservativo;

-Busca de avaliação médica periódica e de avaliação médica específica na primeira percepção de sinais e sintomas suspeitos.

Sobre o Novembro Azul

Criado em 2003, o Novembro Azul foi definido em decorrência do 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Neste ano, o Ministério da Saúde recomenda que o Novembro Azul também seja destinado à conscientização dos riscos ao câncer de pênis, tipo de neoplasia que representa hoje 2,1% de todas as neoplasias masculinas no Brasil, ocorrendo mais casos nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Está associado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

O novembro azul de 2020 também faz alusão aos riscos do câncer de boca que, segundo os dados do MS, nos homens é mais comum acima dos 40 anos.