Crédito: Lucas Uebel
A noite de sexta-feira, na Arena, foi perfeita para os gremistas. A equipe de Roger Machado pressionou o Náutico, durante os 90 minutos, e terminou a 17ª rodada com uma vitória importante. A partida terminou em 2 a 0. Os gols foram marcados por Ferreira e Bruno Alves. O resultado positivo, somado ao tropeço do Bahia, fez o Tricolor diminuir a distância para um ponto em relação ao terceiro colocado.
Com os três pontos conquistados, o Grêmio também aumentou a distância para o quinto colocado, são seis pontos em relação ao Criciúma.
Na escalação, a torcida Tricolor foi surpreendida positivamente: a volta de Ferreira como titular. O camisa 10, juntamente com Biel e Diego Souza, formaram o ataque gremista da noite.
A pressão Tricolor iniciou aos nove minutos, com Villasanti e Nicolas. Primeiro, o volante paraguaio chutou uma bomba na trave. Na sequência, foi a vez do lateral tricolor arriscar de fora da área, mas a bola foi para fora. No lance, a equipe de Roger Machado ainda reclamou de pênalti, já que a bola teria pego claramente na mão do adversário, mas a arbitragem nada marcou.
O Grêmio seguiu trabalhando a bola no ataque e, com 13’ jogados, foi a vez de Campaz tentar abrir o marcador. Em jogada armada por Ferreira, o colombiano finalizou forte, mas a bola ficou na defesa.
A melhor chance chegou logo em seguida, aos 16’. No contra-ataque, Diego Souza recebeu de Campaz e deixou Ferreira sozinho, na cara do gol. O atacante gremista demorou para chutar e acabou sendo desarmado. Logo depois, Biel tentou o chute de fora da área, mas a finalização foi para fora.
O ponteiro passava e as chances do Tricolor só acumulavam. Com 21’, Diego Souza deixou a bola para Biel, que da entrada da grande área, de frente paro o gol, chutou, mas o goleiro adversário defendeu com facilidade. Três minutos depois, o Náutico assustou Gabriel Grando, após uma finalização cruzada de Victor Ferraz, que foi para fora.
A pressão Tricolor era total. Eram finalizações atrás de finalizações e a bola insistia em não entrar. Aos 36’, a bola passou de um lado para o outro, na pequena área e, no final, Ferreira cabeceou para fora.
O descontrole chegou aos 42’, fazendo a insistência e a pressão dar resultado. O gol foi da maneira que o camisa 10, Ferreira, gosta: recebeu, limpou e mandou uma bomba no ângulo. Final de primeiro tempo, Grêmio 1×0 Náutico.
A equipe de Roger Machado retornou para o segundo tempo sem modificações. Logo no primeiro minuto, o Grêmio quase marcou o segundo. Rodrigo Ferreira cruzou, Campaz apenas desviou e a bola passou perto da trave adversária.
O Tricolor seguiu com a mesma característica da primeira etapa: troca de passes no ataque. As finalizações também continuaram. Com 11’ jogados, a bola sobrou para Bitello, que chutou colocado e a finalização passou perto da trave. Dois minutos depois, foi a vez de Diego Souza tentar marcar, de dentro da pequena área, mas a chance ficou na defesa.
Roger Machado realizou a primeira mudança, aos 23’. Campaz saiu para a entrada de Pedro Lucas.
O time gremista não se intimidou com o placar em nenhum momento, e seguiu com a pressão. Após Pedro Lucas e Ferreira tentarem ampliar o marcador, Bruno Alves foi o nome do segundo gol. Aos 32’, o zagueiro subiu mais que todo mundo e marcou de cabeça.
Com 35’ jogados, Elias e Sarará foram chamados por Roger. Os atletas entraram nas vagas de Ferreira e Bitello.
As finalizações seguiram e, aos 40’, Diego Souza deixou de marcar o terceiro. Primeiro, Elias, cara a cara com o goleiro, chutou cruzado e o arqueiro defendeu. No rebote, o camisa 29 deu uma cavadinha, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Um minuto depois, o comandante gremista realizou as últimas modificações. Emerson e Lucas Silva entraram nos lugares de Biel e Villasanti.
Com o embalo de mais de 23 mil tricolores, o Grêmio seguiu pressionando, mas não deu tempo para mais. Final de jogo: Grêmio 2×0 Náutico
O próximo compromisso é no próximo sábado, 16, diante do Tombense, na Arena.