Crédito: Instagram/Reprodução
O brasileiro Vini Jr., de 22 anos, vem sendo alvo de ataques racistas no Campeonato Espanhol, organizado pela LaLiga, uma entidade privada. No último domingo o esportista foi mais uma vez insultado, antes mesmo de pisar em campo. Vídeos publicados nas redes sociais mostram centenas de torcedores do Valencia, que jogaria contra o Real Madrid, cantando “Vinícius é um macaco”, no momento em que o ônibus do Real chegava ao estádio Mestalla.
Durante o jogo, insultos racistas e gritos de “macaco” foram proferidos das arquibancadas, após um lance aos 29 minutos do segundo tempo. Após a partida, o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, se mostrou revoltado e incrédulo com o acontecimento.
O atleta desabafou nas redes sociais e lamentou que os repetidos ataques discriminatórios estão fazendo com que a Espanha seja conhecida como “um país racista”. “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito”.
A postura do brasileiro diante de tantos ataques chama a atenção. O atleta vem liderando um movimento contra o racismo com proporções mundiais.
Os atos de racismo foram repudiados na rodada do Campeonato Brasileiro deste sábado, no jogo Flamengo x Cruzeiro. O Rubro-Negro entrou em campo com uma homenagem ao “Cria do Ninho”. A frase “Todos com Vini Jr” estampou a parte nobre da camisa, além de um mosaico feito nas arquibancadas.