Vidro Vira Vidro

Por
Vidro Vira Vidro
ENTRELINHAS
16 de fevereiro de 2023 - 15160846_90508_GDO

Crédito: Verallia

O vereador Nelson Azevedo, do Republicanos, é autor de uma indicação protocolada nesta quarta-feira que sugere ao Poder Executivo a realização do cadastro na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS,no projeto inovador chamado “Vidro Vira Vidro”. A iniciativa prevê a coleta voluntária e exclusiva de vidro para reciclagem.

Nelson Azevedo, do Republicanos, é autor da indicação / Crédito: OC/Arquivo

O Rio Grande do Sul conta, desde o dia 17 de dezembro, com o projeto considerado inovador. A implementação da iniciativa no Estado atendeu a uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que estabelece a estruturação de sistemas de coleta seletiva e de logística reversa.

“Vidro Vira Vidro” criado pelas empresas Verallia e Massfix, e conta com a participação do Grupo Recicla, vencedor do edital de chamamento público lançado pela Sema.

Periodicamente, os resíduos são coletados e encaminhados para a triagem e reciclagem, para se tornarem embalagens novamente. Os serviços de operação, coleta e manutenção dos equipamentos ficam por conta do Grupo Recicla, sem gerar ônus ao Estado ou aos municípios participantes. Um dos diferenciais dos containers é que eles possuem uma tecnologia de sensor, fazendo com que o caminhão de recolhimento se dirija ao PEV somente quando houver a necessidade.

O setor estima que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras. Por ser um material 100% reciclável, 1 quilo de caco de vidro fruto da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1 quilo de vidro novo.

Na sua indicação, Azevedo ainda encaminhou contatos para agilizar o cadastro da Prefeitura de cachoeira do Sul ao projeto.