VÍDEO – Gravação mostra como será pórtico de entrada

Por 18 de outubro de 2019

A reportagem do Portal OCorreio teve acesso ao vídeo que ilustra as projeções para o pórtico na entrada da cidade pelo Bairro Fátima, na BR-153. O projeto é uma iniciativa do Lions Clube Fandango e Lions Clube Cachoeira do Sul com o apoio do Curso de Arquitetura e Urbanismo do campus UFSM/Cachoeira. O pórtico será construído onde até agosto do ano passado existia uma passarela, que foi retirada do local devido ao seu estado de deterioração.

A solicitação do projeto de um pórtico foi feita em dezembro do ano passado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo. O pedido foi para a elaboração de dois projetos: um paisagístico junto ao Marco Leonístico de entrada da cidade e o de um pórtico no Bairro Fátima.

O curso de Arquitetura e Urbanismo disponibilizou uma disciplina optativa no primeiro semestre de 2019 para 26 alunos chamada de “Projetos Colaborativos”. A proposta do curso é de retirada da estrutura de alvenaria que ainda está no local e substituí-la por outra com seis elementos metálicos curvados, sendo o primeiro com 6 metros e o último com 9 metros de altura, simbolizando dois potenciais econômicos do Município: a cultura do arroz e o polo metal-mecânico. Na lateral, ainda haverá mais uma estrutura: um espaço onde será possível a divulgação turística, de festividades, apoiadores e mensagem de boas-vindas.

O projeto ainda prevê elevação da faixa de pedestre, ajardinamento da lateral, espaço com letreiros para fotos e para bancos. O letreiros terão entre 1,4 metro e 2 metros.