Vereadora de Paraíso do Sul indica distribuição de absorventes higiênicos nas escolas públicas

Por 26 de outubro de 2021

A vereadora Patrícia Parreira (MDB) de Paraíso do Sul apresentou indicação para a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas públicas. Na sessão ordinária desta segunda-feira, a parlamentar defendeu que a Prefeitura crie um “Programa de Fornecimento Gratuito de Absorventes Higiênicos nas Escolas Públicas de Paraíso do Sul”, beneficiando estudantes em período menstrual.

Conforme Patrícia, a proposta visa a criação de um programa permanente de distribuição às escolas, buscando a prevenção aos riscos de doenças, bem como a evasão escolar. O objetivo é que a Prefeitura inclua nos itens de higiene das escolas, o fornecimento e a distribuição dos absorventes em quantidade adequada.

No photo description available.

No photo description available.

Na justificativa, a vereadora afirma ser fundamental disponibilizar o acesso gratuito ao alcance de quem necessita, uma vez que absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim de necessidade. Patrícia ainda destaca que estudantes abandonam as escolas quando começam o período menstrual ou faltam às aulas, em uma média de cinco dias por mês durante esse período. Ou seja, perdem em média 45 dias de aulas por ano, com consequências para o processo educacional e de socialização das jovens.

Ainda para a vereadora, a situação é ainda mais necessária no período de pandemia, quando as doações se tornaram menos frequentes e as famílias passam por dificuldades financeiras para adquirirem o produto.

A proposição deve ir à votação na próxima sessão ordinária.