Um vendaval registrado por volta das 16 horas desta quinta-feira (9) em São João do Polêsine resultou em prejuízos para nove casas, sendo uma delas – na Vila Ceolin – em estado mais crítico. “Apesar de tudo, tivemos muita sorte, pois não tivemos danos pessoais, apenas material”, sinaliza o prefeito Matione Sonego. Além das residências, um posto de combustíveis voltou a ser atingido.
A moradia mais prejudicada pelos fortes ventos foi avaliada e condenada, segundo o chefe do Executivo Municipal. A família, com criança pequena, foi removida e já mobilizamos a Defesa Civil, bombeiros, secretaria de Obras e secretaria da Assistência Social”, detalha Matione. “Já iniciamos o processo legal e burocrático para construção de uma nova casa, em uma área melhor”, completa o prefeito que recebeu o relatório sobre os estragos na manhã desta sexta-feira (10), das pasta de Obras e Assistência Social.
A família aceitou sair do local, considerado de risco, e vai para uma casa que a Prefeitura deve providenciar a construção, em uma área urbanizada e regularizada, nas proximidades de onde ficava a moradia atingida pelos fortes ventos. “A casa, ou o que sobrou, será desmanchada. As coisas dela estão no ginásio de esportes da mesma vila”, indica Matione. Enquanto o novo local é providenciado, os moradores ficarão na casa de uma amiga da família. “Oferecemos aluguel em uma casa temporária, mas preferiram ficar com a madrinha. As outras casas já foram todas reparadas”, acrescenta o prefeito. “Enfim, agora vamos ficar com os benefícios da chuva, que nos deu um alívio, diante da terrível estiagem que estava persistente”, finaliza.