Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Vem aí o 15º Festival de Bandas Marciais e Musicais

Festival reúne bandas de várias regiões do RS.

Está confirmada para o feriado do dia 15 de novembro a realização do 15º Festival de Bandas Marciais e Musicais de Cachoeira do Sul. O evento, que não aconteceu durante a pandemia da covid-19, retoma suas atividades reunindo bandas de várias regiões do RS com muitas novidades para o público.

O local será o Ginásio da Fenarroz com entrada gratuita. As inscrições para bandas interessadas estão abertas. De Cachoeira do Sul, além da Banda Marcial Gonçalvense, organizadora do festival, é esperada a participação da Banda da Escola Municipal Baltazar de Bem e da Banda do Colégio São Pedro, que foi criada recentemente.

O festival atrai atenção de bandas de todo o Estado pela sua organização e também pela presença de público. As primeiras edições aconteceram na Rua Moron, fundos da Praça José Bonifácio. Depois foi transferido para a Rua 15 de Novembro em frente da Prefeitura onde eram instaladas arquibancadas para o público. Agora, o festival acontece no Ginásio da Fenarroz e sua realização acontece independente das condições climáticas.

ATENÇÃO

A Banda Marcial Gonçalvense, uma das mais tradicionais bandas marciais do Rio Grande do Sul completou no dia 13 de agosto passado seus 57  anos de existência. Sua manutenção está a cargo da associação de ex-alunos do Colégio Marista Roque.

A instituição é reconhecida pela sua organização e por manter uma escola de música, responsável para a formação de novos integrantes. A banda foi fundada no Ginásio Roque Roque Gonçalves, que mais tarde passou a se chamar Colégio Marista Roque. A fundação se deu com 123 integrantes, tendo como organizadores Paulo Salzano Vieira da Cunha, João Carlos Cíceri e Francisco Bifano.

Em 2018 teve sua atuação social e comunitária escolhida pelo Projeto Criança Esperança, da Rede Globo, o que motivou ainda mais seus componentes. Além disso, tem sido contemplada com recursos municipais para sua manutenção, devido ao reconhecimento pelo trabalho realizado com crianças, jovens e adultos. Sua participação em eventos comunitários ocorre com frequência como um reconhecimento dos cachoeirenses pela sua trajetória.

A presença em festivais em outras cidades faz parte da rotina da banda, que já se apresentou no Uruguai e já conquistou diversos prêmios. Nesta quarta-feira (7) a banda esteve presente no Desfile da Independência em Cachoeira do Sul e foi muito aplaudida.

 

Sair da versão mobile