Vantagens dos nutracêuticos: conheça!

Por 31 de maio de 2021

Vantagens dos nutracêuticos: conheça!

Nutracêuticos vem da junção das palavras nutrientes e farmácia. Isso já nos dá uma dica sobre sua funcionalidade, certo? Diferente de produtos industrializados, os nutracêuticos veganos tem em sua composição ingredientes encontrados em alimentos. Por isso, são 100% orgânicos.

A aposta em nutracêuticos é certeira: com a correria do dia a dia, é impossível suprir todas as necessidades vitamínicas que o nosso organismo e metabolismo precisam para funcionar corretamente. Os nutracêuticos, que são um tipo de suplemento alimentar, vem com esse objetivo — além de serem práticos e eficientes.

Ademais, a partir de suas especificações, os nutracêuticos podem ser administrados para a prevenção e/ou tratamento de doenças específicas, como diabetes e colesterol.

Conheça mais sobre os benefícios dos nutracêuticos no nosso corpo. Segue com a gente!

Auxílio no tratamento de doenças

Devido ao fato dos nutracêuticos terem em sua composição compostos bioativos extraídos de alimentos, de modo que esses atuam em diversos processos no organismo, ele é normalmente utilizado na prevenção e/ou tratamento de doenças.

As vitaminas E e C e o mineral zinco, por exemplo, possuem atividade oxidante e ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico.

Os nutracêuticos também agem na regulação do nível de colesterol (prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares), da quantidade de açúcar do sangue (para o controle e prevenção de diabetes), na regulação da pressão arterial (ajudando a prevenir a controlar pessoas com hipertensão) e dos hormônios da tireoide.

Benefícios estéticos

Se enganam os que pensam que os nutracêuticos não podem ser utilizados para finalidades estéticas. Nutracêuticos para a pele, por exemplo, possuem efeitos antioxidantes, de modo que reduzem a formação de radicais livres no organismo — prevenindo o envelhecimento precoce da pele e os danos causados pelo sol.

Também chamados de nutricosméticos, eles podem auxiliar na produção de colágeno, redução de pigmentação, da acne, combatem a queda de cabelo (mesma função de alguns suplementos para queda de cabelo) e melhora na hidratação da pele.

Embora a maioria seja segura para consumo, é necessário a indicação médica. Existem substâncias que não podem ser tomadas por tempo prolongado, de modo que o nutricionista pode indicar a melhor opção para cada paciente, levando fatores como idade e possíveis doenças preexistentes.

Uso de nutracêuticos na dieta esportiva

Os nutracêuticos também podem ser benéficos para atletas e pessoas que gostam de praticar exercícios físicos. Isso porque ela atua diretamente na saúde dos ossos, de forma que os impactos causados pelo treino são menores, aumentando a disposição e o desempenho.

E aí, está convencido dos benefícios dos nutracêuticos para o nosso organismo? Com o acompanhamento nutricional, é possível fazer uso deles a fim de melhorar a saúde do corpo e contribuir para uma boa qualidade de vida.