Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Vantagens do papel de bagaço de cana

EcoQuality

Bagaço de cana / Crédito: EcoQuality

Vantagens do papel de bagaço de cana

O papel é usado por todo mundo durante a vida, seja no âmbito educacional, trabalhista ou até residencial. O papel sulfite é o mais comum entre todos os tipos de papéis, mas não é o único vendido nas papelarias e distribuidoras no Brasil. Durante dois anos, o brasileiro gasta, em média, uma árvore de papel sulfite.
Uma alternativa para uso excessivo de papel sulfite é o papel de bagaço de cana, que acaba se tornando uma forma sustentável de consumo de papéis. Conheça as vantagens deste tipo de papel e o porquê de começar a utilizá-los.

A produção de papel contém gastos

Antes de conhecer as vantagens dos papéis feitos do bagaço da cana, é preciso saber qual é o custo por trás das produções de papéis sulfite comuns. A maioria do papel produzido no Brasil é feito de madeira de reflorestamento, o que ajuda a diminuir o impacto ambiental com relação ao desmatamento, mas isso não é o suficiente para garantir uma produção mais sustentável.

De acordo com o Instituto Akatu, uma organização sem fins lucrativos que promove ações de sensibilização, mobilização e engajamento da sociedade para um consumo consciente, a produção de folha de papel sulfite A4 necessita de 10 litros de água. O quilo do papel sulfite precisa de 540 litros de água para ser produzido.

Dados da ANA (Agência Nacional de Águas), revelam que uma fábrica de papel na Finlândia diminuiu o consumo de água durante a produção de mais de 90% dos papéis nos últimos 20 anos. Isso aconteceu, porque a empresa mudou a polpa química para uma termomecânica, além de ter instalado uma unidade de tratamento biológico dos resíduos, que permite a reciclagem da água.

O papel de bagaço

O papel feito do bagaço da cana, diferentemente do papel sulfite, tem um modo de produção mais sustentável. O processo de fabricação é o mesmo, com a diferença na extração da celulose, que vem do bagaço da cana-de-açúcar e com um consumo menor de água. Além disso, estes papéis sustentáveis não necessitam da inserção de produtos químicos.

Conforme dados da empresa GCE Papéis, a produção de papel feito de celulose tem um ciclo que gira em torno de 6 a 7 anos, porque este é o tempo do ciclo da madeira de reflorestamento, que na maioria das vezes, é do eucalipto. Já o ciclo do papel feito do bagaço de cana-de-açúcar leva, aproximadamente, 18 meses, além de branquear as folhas sem ser quimicamente.

.A GCE Papéis, distribuidora de papéis, é a primeira empresa de produção de papel feito do bagaço da cana-de-açúcar. Há 14 anos, ela produz papéis reaproveitando os resíduos das empresas açucareiras, que antes seriam incinerados ou aterrados. A produção de papel sustentável é uma das maiores vantagens do papel de bagaço de cana.

O papel sulfite Ecoquality, da empresa, é um papel ecológico que tem o bagaço da cana-de-açúcar como matéria prima. Ele é isento de cloro elementar e tem 94% de brancura, tudo isso sem precisar da adição de produtos químicos durante a produção.

O que faz o papel de bagaço de cana ser vantajoso?

Além de ter uma produção mais sustentável, este tipo de papel é vantajoso quando o assunto é reciclagem. O bagaço de cana-de-açúcar tem uma alta quantidade de fibras de boa qualidade, além de uma pureza elevada e o fato de ser biodegradável. Estes fatores contribuem para tornar o papel 100% reciclável.

Estima-se que o custo da produção de papéis feitos a partir da madeira de eucalipto seja 20% maior do que os feitos do bagaço de cana-de-açúcar. Os benefícios econômicos e a diminuição da poluição ambiental também são algumas vantagens deste tipo de papel ecologicamente correto e sustentável, que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas.

Um pacote de folha sulfite, geralmente, é vendido com 500 folhas. Na próxima vez que precisar comprar papéis, seja para trabalhar ou para um uso residencial, opte por papéis ecológicos feitos do bagaço da cana-de-açúcar, porque é um favor feito ao meio ambiente e uma forma consumo consciente e sustentável.

Sair da versão mobile