A Black Friday de 2019 teve bons números, mas também muitas reclamações. No fim, vale a pena comprar nesse dia específico. Segundo a EbitNielsen, o varejo online movimentou R$ 3,2 bilhões na Black Friday. O número impressiona porque estamos falando de uma tradição de anos nos Estados Unidos mas que é muito recente no Brasil. Até o dia, que faz todo o sentido no país norte-americano – logo após o feriado de Ação de Graças – não tem significância para nós brasileiros.
Mas no fim das contas, se você deseja economizar pelo menos 20% de desconto em smartphones e outros produtos eletrônicos, conforme as ofertas do Extra vale a pena ficar de olho nos folheto promocionais, assinar newsletters de sites de tecnologia e gastar quando você não precisa tanto de algum produto.
A resposta é sim. Mas claro que não é de forma incondicional.
A Black Friday de 2019 foi um sucesso
As vendas aumentaram 23,6%, segundo a mesma pesquisa da EbitNielsen, o que pode ser credenciado ao momento ligeiramente melhor da economia, mas especialmente a atenção do varejo para essa data.
Campanhas publicitárias não faltaram, com cada loja puxando a sardinha para seus descontos e até aumentando seus dias de ofertas, não reduzindo apenas à sexta-feira.
Não é novidade que a internet mudou nossa forma de consumir, mas questões que existiam desde a época do balcão e atendimento personalizado se mantém.
Por exemplo, no site Reclame Aqui, as notícias sobre Black Friday denunciam esses problemas. “Black Friday fecha com 8,8 mil reclamações e fast foods lideram problemas”, “Descontos baixos frustram mais de 80% dos consumidores nesta Black Friday” e mais.
Ou seja, ainda tivemos compras, mas também tivemos reclamações. Por isso é preciso mais uma vez ser mais inteligente que a maioria.
Erros que podem ser evitados
Na verdade a maioria das reclamações não tem a ver com mancadas de lojas e sim com erros comuns de consumidores.
O mais corriqueiro é reclamar que a promoção parece ser a metade do dobro. Isso se dá pelo fato que as pessoas não pesquisam os preços por semanas a fio. O consumidor mais desprotegido é o desesperado e se você confia apenas na oferta e a campanha publicitária pode acabar comprando algo por um preço que não é tão vantajoso assim.
Portanto a primeira dica para quem quer aproveitar datas especiais para o comércio – pode ser também aniversários de comércios, época de Natal, Dia das Mães etc – é seguir o preço de um produto de forma constante.
Assim você vai saber se o desconto de 20% nada mais é do que uma enganação, já que ele foi aumentado na semana anterior.
Outro erro comum é comprar sem necessidade. Quantas vezes você já foi no supermercado comprar só uma coisinha e sai com uma conta de 200, 300 reais que não era esperada?
O grande lance da Black Friday, para os lojistas, não é só incentivar as pessoas a comprarem o que precisam, mas também o que sentem vontade na hora, seja porque está com uma promoção incrível ou porque é um produto em voga.
Portanto se você tem a tentação de comprar algo, pense se você realmente está comprando isso porque é uma necessidade ou se é só algo impulsivo e até cômodo.
Porque além do custo extra que isso irá representar – por mais barato que esteja – esse preço pode ter sofrido a mesma alteração que citamos acima, onde o desconto na verdade é inexistente.
Afinal, se é uma compra impulsiva você provavelmente não estará seguindo o preço do produto de forma adequada.
A loja pensa nela; você tem que pensar em você
Assim como em qualquer negócio há dois lados que querem ter a vantagem. O comerciante vai pensar em seu lado e tudo que fará é legal desde que o produto que ele esteja oferecendo seja entregue.
Portanto se o desconto não é tão bom assim, se o computador que você quer não está com a placa de vídeo que era comum, se a viagem de férias na verdade tem uma escala extra para ser mais barata, tudo isso precisa ser você que fica atento.
Na plataforma do Reclame Aqui é comum ver reclamações do tipo, que até são queima-filme para a loja, mas não são ilegais. Você que tem que ficar esperto com os descontos e em uma Black Friday mais ainda. Portanto seja um consumidor consciente. Leia as letras pequenas, interesse-se pelas condições, pesquise o preço por semanas a fio em lojas de confiança e nunca compre em sites desconhecidos.
Assim você vai aproveitar o melhor da Black Friday e pode até engordar os números do comércio em 2020.
Fontes: Portafolhetos | Reclame Aqui | Epocanegocios