O comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar de Cachoeira do Sul, major Ricardo Mori, esteve no Programa Vale Informação desta quarta-feira (15), na Rádio Vale FM 99.1, e falou sobre as estratégias adotadas pela corporação nas ações de repressão ao crime na cidade. A intensificação do policiamento em áreas e horários de maior incidência de crimes, com base em estatísticas, bem como o remanejo de parte dos policiais militares que vinham atuando nas rotinas administrativas da Brigada Militar são algumas das medidas adotadas para combater e prevenir crimes.
Em entrevista aos jornalistas Ronaldo Tonet e Tomaz Sá Pereira, o major Mori destacou que Cachoeira do Sul vive uma situação razoavelmente tranquila na área da segurança pública. Em 2024, a cidade teve o registro de seis homicídios e 28 roubos a pedestre. No caso desse último crime, o foco dos bandidos geralmente é o celular das vítimas, que acaba sendo uma ferramenta valiosa no submundo do crime. “Nossas ações são baseadas no conhecimento da cidade e nas estatísticas para definirmos nosso planejamento. Mas o roubo a pedestre tem sido bastante pulverizado, com uma incidência um pouco maior na zona norte da cidade”, explicou o major Mori.
Operação Cerco Fechado, a Brigada Militar, mira crimes de maior potencial ofensivo
O major Mori também destacou, na entrevista à Vale FM 99.1, que a Brigada Militar vem realizando em todo o Estado a Operação Cerco Fechado, cujo objetivo central é coibir a prática de crimes de maior potencial ofensivo, como homicídios, latrocínios e assaltos. Outro delito que está constantemente na mira da corporação é o tráfico de drogas, considerado o “crime-mãe” da criminalidade, por estar diretamente ligado ao dinheiro, status e poder. “Nosso foco é atuar com uso da nossa inteligência na prevenção, fechando mesmo o cerco contra esses crimes”, destacou o major Mori.
O Programa Vale Informação vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, pelas ondas da Rádio Vale FM 99.1. A apresentação é dos jornalistas Ronaldo Tonet e Tomaz Sá Pereira.