Subiu para 39 o número de mortos por causa das chuvas intensas e enchentes que atingiram várias cidades do Rio Grande do Sul, principalmente no Vale do Taquari. Duas pessoas morreram nos municípios de Cruzeiro do Sul e Imigrantes.
Do total de óbitos, 14 ocorreram em Muçum, nove em Roca Sales, quatro em Cruzeiro do Sul, três em Lajeado, dois em Estrela e Ibiraiaras tem duas mortes cada; e Mato Castelhano, Passo Fundo, Encantado, Santa Tereza e, agora, Imigrantes tem um óbito cada. Todas essas cidades ficam na região do Vale do Taquari.
CICLONE EXTRATROPICAL ARRASOU O VALE DO TAQUARI
A Defesa Civil do RS divulgou um boletim atualizado na manhã desta quinta-feira (7). Nove pessoas continuam desaparecidas. As chuvas causadas pelo ciclone extratropical inundou cidades, derrubou pontes, destruiu lojas e deixou vários estragos na infraestrutura do Estado.
Autoridades e voluntários seguem trabalhando no resgate, limpeza e ajuda humanitária nos locais atingidos. Equipes do Instituto Geral de Perícias (IGP) trabalham em mutirão para identificar corpos e emitem em caráter emergencial carteiras de identidade para familiares que não dispõem de documento para poderem identificar e liberar seus entes queridos.
Os trabalhos de perícia estão concentrados no Departamento Médico Legal de Porto Alegre. De 22 corpos encontrados em Muçum e Roca Sales levados para a Capital, 18 haviam sido identificados até o final da manhã desta quinta-feira.
Nas redes sociais, um vídeo mostra quando dois homens, em um barco, passam ao lado de um grupo de porcos que se abrigou no telhado de uma casa. Em outro, aparece uma ovelha pendurada em um fio de luz.
Até o momento, 79 municípios foram afetados, deixando 2,500 pessoas desabrigadas e 3.500 desalojadas. No total, foram resgatadas 2.745 pessoas.
COMO AJUDAR
Cidadãos de Cachoeira do Sul e região interessados em doar alimentos, água, agasalhos, roupas de cama, colchões e produtos de higiene e limpeza podem ser encaminhados para o 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM) e demais unidades da Brigada Militar na região. A Defesa Civil de Cachoeira do Sul também pode ser acionada. O telefone para contato é fone/whatsapp (51) 995359310.
Leia também:
Temporais no RS suspendem os desfiles de 7 de setembro