Vagas para Cachoeira do Sul: FURG aprova novas ofertas para cursos a distância

Por 16 de abril de 2022

A proposta de novas ofertas de cursos de graduação e pós-graduação a distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi aprovada integralmente pela fundação do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo fomento à modalidade: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com esse resultado, a instituição projeta cinco cursos para início até 2024, entre licenciaturas e especializações. Estão previstas, assim, mais de 1,1 mil vagas, distribuídas em 20 municípios no interior do Estado – incluindo Cachoeira do Sul. Especificamente para 2022, a universidade planeja o início das atividades de um novo curso de pós-graduação: a Especialização em Alfabetização.

As vagas confirmadas pela Capes/MEC resultam da primeira etapa do Edital do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Programa, integrado pela FURG desde 2007, prevê a articulação entre o MEC (responsável pelo financiamento), as Instituições Públicas de Ensino (gestão e formação acadêmica) e as Prefeituras Municipais e demais parceiros (infraestrutura dos polos de apoio) para oportunizar o acesso à Educação Superior de forma descentralizada.

Até o momento, a universidade tem a autorização para oferta dos cursos de Especialização em Alfabetização (2022) e em Atendimento Educacional Especializado (2023) e das Licenciaturas em Ciências (2023), Física (2023) e Pedagogia (2023 e 2024). Outra fase da Chamada da Capes/MEC será concluída até maio, quando a FURG buscará a aprovação de cursos de Bacharelado em Administração Pública e Especialização em Gestão Pública Municipal.

Mobilização pela EaD Pública

A participação da FURG nos editais de Articulação para a EaD resulta de um processo de mobilização interna, para elaboração de projetos pedagógicos de curso, atendimento das propostas às especificidades da EaD e adequação à nova legislação educacional, a exemplo da curricularização da extensão, até chegar à aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da FURG (Coepea). “Estamos em mobilização na instituição para promover o acesso à EaD Pública no país”, sintetiza a secretária de Educação a Distância da FURG, Zélia do Couto, em referência às dificuldades das comunidades geograficamente mais distantes dos espaços universitários de ingressarem em Instituições Públicas de Ensino.

A perspectiva para os próximos anos é de apresentação de um número maior de propostas nos Editais de fomento da Capes/MEC, projeta a secretária de EaD, tendo em conta a experiência institucional com o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de C-19. O contexto de distanciamento social, relata, exigiu transformações e sensibilidades às situações dos públicos normalmente atendidos pelos cursos EaD: trabalhadores/as, pais e mães, que buscam outras formações e profissões. “Esse período mostrou, de certa maneira, que a EaD aproxima as pessoas, porque se passa a considerar o cotidiano”, avalia.

Previsão de cursos e Polos

Especialização em Alfabetização (Previsão: 2022)
Polos de Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, Rio Grande (Polo Associado FURG), São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga e Santa Vitória do Palmar

Especialização em Atendimento Educacional Especializado (Previsão: 2023)
Polos de Sapucaia do Sul, Picada Café, Novo Hamburgo, São José do Norte, Sapiranga, Agudo, Santana do Livramento.

Licenciatura em Ciências (Previsão: 2023)
Polos de Sobradinho, Santana do Livramento, Cerro Largo, Três de Maio, Rio Grande (Polo Associado FURG), Agudo

Licenciatura em Pedagogia (Previsão: 2023)
Polos de Pinheiro Machado, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Esteio, São Lourenço do Sul

Licenciatura em Física (Previsão: 2023)
Polos de Cachoeira do Sul, Santana da Boa Vista, Piratini, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo

Licenciatura em Pedagogia (Previsão: 2024)
Polos de Mostardas, Esteio, Cachoeira do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Santana da Boa Vista, Sapiranga