Vacinação da gripe é ampliada para crianças e adultos

Por 13 de maio de 2022

Ampliação contempla crianças de 5 a 9 anos e adultos com 55 anos ou mais / Foto: Divulgação

 

A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho de Secretaria Municipais de Saúde (Cosems) definiram ampliar os grupos elegíveis para a vacinação contra a gripe Influenza. A medida entrou em vigor nesta sexta-feira (13). Também podem procurar um posto para a imunização contra o vírus as crianças de 5 a 9 anos e os adultos com 55 anos ou mais.

O Rio Grande do Sul já registrou este ano 272 casos de internações, sendo 41 óbitos, em virtude da Influenza. Segundo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, “estes dois novos grupos concentram os maiores coeficientes de internações entre os não elegíveis para a campanha e necessitam de proteção”.

A primeira etapa da campanha deste ano foi aberta em 4 de abril para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. As crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos tiveram o início da sua fase antecipado, em 25 de abril. No último dia 2 de maio, passaram a estar liberados para a imunização os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza ocorre até 3 de junho.