Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Vacinação contra o HPV vai até as escolas

Ainda em ritmo de Outubro Rosa, mês que aborda a relevância do diagnóstico precoce e disseminação de dados preventivos ao câncer de mama e câncer do colo do útero, Cachoeira do Sul aderiu nesta quarta-feira às ações para vacinação contra o HPV nas escolas, propostas pelo Governo do Estado. Por intermédio do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), a Secretaria Municipal da Saúde destacou uma equipe que estará percorrendo os estabelecimentos de ensino a partir de agora, com a finalidade de imunizar meninas e meninos entre nove e 14 anos de idade.

Nesta etapa inicial, a campanha esteve no turno da tarde no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, onde os estudantes receberam a vacina HPV quadrivalente, cujo esquema recomendado é de duas doses, sendo a segunda aplicação prevista para seis meses após a primeira.

Ainda estão aptos a receberem este imunizante, além dos adolescentes, pessoas imunossuprimidas de 9 a 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos), conforme preconiza o Programa Nacional de Imunizações.

Nesta quinta-feira, a ação continua, desta vez na Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton da Cruz, no Bairro Santa Helena, a partir das 8h. Enquanto o roteiro segue pelas escolas, onde pais e responsáveis precisam assinar previamente a autorização para a vacinação dos menores de idade, a imunização contra o HPV também está ocorrendo habitualmente nos postos de saúde da rede municipal.

A proposta do Governo do Estado é unir profissionais dos setores da Educação e Saúde nesta frente contra a doença, uma vez que se entende ser o ambiente escolar o espaço de desenvolvimento pessoal e socialização, que desempenha um papel estratégico para a difusão de informações sobre medidas preventivas, com foco no autocuidado e no desenvolvimento de hábitos saudáveis e relevantes para a manutenção da saúde.

CONTEXTO DO HPV

O câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre mulheres no mundo, com aproximadamente 604 mil novos casos em 2020. Na região sul e no estado do Rio Grande do Sul, ele é o 4º mais frequente nessa população, sendo esperados 720 novos casos em 2022 no Rio grande do Sul. A maioria dos cânceres de colo do útero estão associados ao vírus papiloma humano (HPV). Nesse sentido, a ampliação de cobertura da vacina do HPV pode reduzir o número de casos novos do câncer de colo do útero, bem como de outras neoplasias, tais como câncer de cavidade oral, câncer de pênis e câncer de canal anal. No Brasil, a vacina que protege contra o HPV foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014 com a aplicação gratuita da vacina quadrivalente.

VACINAÇÃO HPV NESTA QUINTA-FEIRA

8 horas – 27/10

* Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton da Cruz

Público-alvo: meninos e meninas entre 9 e 14 anos de idade

* SALAS DE VACINAS DA REDE MUNICIPAL
EAP Central (Prédio do INSS) – 7 horas às 19 horas sem fechar ao meio-dia
Demais unidades – 7h15 às 11h45 e das 13 horas às 15h30

Sair da versão mobile