Pessoas que estão fora do grupo prioritário da aplicação da vacina contra a covid-19 devem atualizar a carteira de vacinação com o imunizante até o próximo domingo (31). O prazo é da Secretaria Estadual da Saúde. Integram esse público crianças e adultos dos cinco aos 59 anos.
Segundo o boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado no final de novembro, o RS apresentava crescimento de casos na população adulta. Quem ainda não completou o ciclo de imunização ou está com alguma dose de reforço em atraso pode atualizar a caderneta nas unidades de saúde.
VACINA É A PRINCIPAL FORMA DE ENFRENTAMENTO CONTRA A COVID
A imunização é a principal maneira de combate ao vírus e às formas graves da doença. A vacina está à disposição gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população acima de seis meses de idade. Os maiores de 18 anos, que já receberam ao menos duas doses da imunização, devem fazer uma dose de reforço da bivalente.
A dose contra a covid-19 passará a integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2024. Dessa maneira, será incluída no Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde recomenda que Estados e municípios priorizem crianças de seis meses a cinco anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença.
PÚBLICO DO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO QUE DEVE SE IMUNIZAR CONTRA COVID EM 2024
– Crianças de seis meses a menores de cinco anos
– Idosos
– Imunocomprometidos
– Gestantes e puérperas
– Trabalhadores da saúde
– Pessoas com comorbidades
– Indígenas, ribeirinhos e quilombolas
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
– Pessoas com deficiência permanente
– Pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
– Funcionários do sistema de privação de liberdade
– Pessoas em situação de rua
CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS À SAÚDE