Crédito: Ass. Com. / Prefeitura
Em atenção ao Ofício Circular Nº 80/2022 do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde em Cachoeira do Sul precisou estabelecer alterações nos protocolos para aplicação da vacina BCG nos postos da rede municipal. A partir de agora – e até que normalizem os estoques do imunizante, numa previsão da pasta de aproximadamente sete meses – o serviço em questão obedecerá uma programação de dias e locais, dada a disponibilidade limitada da vacina em âmbito nacional. O documento do Governo Federal menciona estratégias para que se evite o desabastecimento e protocolos que venham auxiliar o melhor acompanhamento da procura/demanda, destacando a necessidade dos estados de otimizarem e fazerem uso racional deste imunizante no período indicado.
Por esta razão, a partir da próxima segunda-feira, a distribuição da BCG ocorrerá somente nos dias e locais indicados, sempre no período entre 9 horas às 11h45 e das 13 horas às 15 horas:
* SEGUNDAS-FEIRAS – EAP Central (Prédio do INSS)
* QUARTAS-FEIRAS – EAP Centro Social Urbano (Bairro Santa Helena)
* SEXTAS-FEIRAS – EAP Marina (Bairro Marina)
QUEM DEVE RECEBER A BCG
A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade. Pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra). A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).