UTI Covid do HCB terá mais 30 dias de custeio

Por 23 de janeiro de 2022

O Ministério da Saúde informou que vai prorrogar por mais 30 dias a ajuda de custos para a manutenção de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) dada a estados e municípios. Em nota, a pasta informa que a prorrogação abrange o custeio para 14.254 mil leitos de UTI covid-19 adulto e pediátrico. A medida beneficia os pacientes atendidos pelo Hospital de Caridade e Beneficência.

Ainda na primeira quinzena do mês, a Prefeitura de Cachoeira do Sul divulgou que a portaria do Ministério da Saúde, 4226/21, de 30 de dezembro de 2021, impossibilitava a continuidade das UTIs Covid a partir do próximo dia 31. O regramento até sugeria a transformação dos leitos das Unidades Terapêuticas de Covid em UTIs convencionais. No entanto, o prazo fornecido para a transição poderia dificultar a adequação, tendo em vista que o formato de atendimento para os pacientes com Coronavírus é considerado improvisado para atender emergencialmente a forte demanda.

Para tentar solucionar a situação, uma reunião chegou a ser agendada com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Atualmente, a região possui dez leitos de UTI convencional e dez leitos de UTI Covid para atender mais de 200 mil habitantes.

Saiba mais

A prorrogação das UTIs é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Conforme indica o boletim mais atual divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, Cachoeira do Sul chega a 2.046 casos de Covid desde o começo do ano. No mesmo período, 1.366 recuperações foram registradas.