Urtiga – Cozinha e Bar Vegano abre nesta sexta (1º), Dia Mundial Vegano

Por 1 de novembro de 2019

Nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial Vegano, abre oficialmente o Urtiga – Cozinha e Bar Vegano em Cachoeira do Sul. A partir das 16h20, o local recebe clientes para experimentar o cardápio principal e as receitas especiais da estação. As receitas criativas, saborosas e saudáveis são a marca da culinária vegana e prometem conquistar ainda mais os cachoeirenses.

Foto: Divulgação

Saiba mais

O Dia Mundial Vegano foi estabelecido em 1994, pelo aniversário de 50 anos da Vegan Society, a instituição vegana mais antiga do mundo. O veganismo não é uma dieta, mas um conjunto de ações que demonstra recusa ao sofrimento dos animais e têm uma alimentação vegetariana, ou seja, nada de origem animal entra no cardápio.

A lista de alimentos naturalmente veganos inclui arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas e frutas, por exemplo. Há ainda pratos tradicionais com receitas árabes, brasileiras, italianas, mediterrâneas e orientais.

As receitas exclusivas do cozinheiro Jerônimo Camargo são um convite para os cachoeirenses conhecerem mais sobre essa forma de viver. E de saborear sua alimentação com a nova opção na cidade.

O Urtiga tem limitação de até 15 pessoas sentadas.

História

O cachoeirense Jerônimo Rodrigues Camargo, que iniciou a vida profissional na área da publicidade, é cozinheiro profissional desde 2015, formado pelo SENAC em 2018. Iniciou na cozinha ao se tornar vegetariano, em 2011 quando passou a preparar sua alimentação, buscando novos sabores, retomando o que se tinha antes de comer carnes. Descobriu que tem muito mais possibilidades de temperos e condimentos na alimentação vegetariana e, agora, vegana, do que na alimentação a base de carne. Em 2015 abre com dois sócios a cafeteria vegana e livraria O Rolê de Guadalupe, fazendo paralelamente eventos e vendas de alimentos prontos e congelados de forma autônoma. Em 2018 ingressa na equipe do restaurante La Calle e, em 2019 resolve abrir seu próprio espaço. Motivado pela necessidade e vontade de mostrar que existe a possibilidade de ter uma cozinha vegana, com base na produção orgânica da cidade em um espaço de encontro entre as pessoas que são adeptas a esse tipo de alimentação e aquelas que tem curiosidade de conhecer e experimentar novos sabores. O “Urtiga – cozinha e bar vegano” terá como base no cardápio alimentos da agricultura familiar, temperos produzidos pela casa e pancs (plantas alimentícias não convencionais) como a urtiga, que dá nome ao espaço.

Junto ao cardápio vegano, o Urtiga também é um espaço de conhecimento, difundindo os conceitos e mais informações sobre o tema, através das suas redes sociais e no próprio ambiente, estando presente nos elementos da decoração, na forma de servir, nas bebidas e na escolha dos seus fornecedores.

Onde?

Rua Júlio de Castilhos, 998