O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) informa que, a partir das 17h desta quarta-feira (1º), está interditada a Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul. A medida, segundo breve comunicado do órgão, se deve ao aumento da vazão das águas do Rio Jacuí, que tem crescido consideravelmente nas últimas horas. A reportagem da Rádio Cachoeira 94.7 FM esteve há pouco na Ponte do Fandango e constatou que o nível à jusante estava em 23,5 metros, superando já a cota de inundação, num crescimento extraordinário no nível das águas.
A decisão foi tomada pelo Dnit em conjunto com a Construtora Cidade, empreiteira de Porto Alegre que venceu a licitação para reconstrução de toda a estrutura da Ponte do Fandango. Atualmente, a travessia – que é o principal acesso para entrada e saída de Cachoeira do Sul – vinha operando 24 horas por dia com trânsito em sistema “pare e siga”, para controle de peso sobre a estrutura, que vinha sendo limitado em 25 toneladas.
PONTE DO FANDANGO ESTÁ SEM PREVISÃO DE LIBERAÇÃO
De acordo com o Dnit, não há previsão quanto à liberação da Ponte do Fandango para o tráfego de veículos. Com isso, a situação de Cachoeira do Sul, que já era grave, piorou ainda mais, pois a cidade agora encontra-se ilhada, uma vez que a ERS-403 tem bloqueio total no trecho da ponte sobre o Rio Botucaraí, a cinco quilômetros da zona norte. A rodovia liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo.