O governo federal reconheceu o decreto de emergência pelo vendaval que castigou Cachoeira do Sul no dia 29 de outubro deste ano. A decisão foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil por meio da portaria 2.976/2019. Os danos registrados no Formulário de Informações de Desastre (Fide) foram fundamentais, conforme a Defesa Civil Municipal. Os prejuízos somaram R$ 20.793.755,46.
O reconhecimento da situação de emergência garante o amparo para ações executadas pela Prefeitura como distribuição de lonas e telhas, além de encaminhar pedido de auxílio em obras de restabelecimento por meio de planos de trabalho e ter a antecipação do Bolsa Família e do FGTS das famílias atingidas pelo vendaval.
De acordo com a Defesa Civil, o vendaval que atingiu o município tanto a área urbana como interior, atingiu 76,78km/h, seguido de alta precipitação pluviométrica, descargas elétricas e granizo de baixa granulometria no perímetro urbano.
O temporal também causou prejuízos públicos e privados com danos em residência, unidades de saúde, escolas públicas, prédios públicos administrativos e de uso comunitário, danos ambientais, humanos e industriais e com significativos danos econômicos públicos e privados.