20.1 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 30 novembro, 2020 - 20:33
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • União reconhece decreto de emergência pelo vendaval de outubro

União reconhece decreto de emergência pelo vendaval de outubro

 

 

Vendaval destruiu moradias e causou prejuízos na cidade e no interior. Foto: Divulgação

 

O governo federal reconheceu o decreto de emergência pelo vendaval que castigou Cachoeira do Sul no dia 29 de outubro deste ano. A decisão foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil por meio da portaria 2.976/2019. Os danos registrados no Formulário de Informações de Desastre (Fide) foram fundamentais, conforme a Defesa Civil Municipal. Os prejuízos somaram R$ 20.793.755,46.

O reconhecimento da situação de emergência garante o amparo para ações executadas pela Prefeitura como distribuição de lonas e telhas, além de encaminhar pedido de auxílio em obras de restabelecimento por meio de planos de trabalho e ter a antecipação do Bolsa Família e do FGTS das famílias atingidas pelo vendaval.

De acordo com a Defesa Civil, o vendaval que atingiu o município tanto a área urbana como interior,  atingiu 76,78km/h, seguido de alta precipitação pluviométrica, descargas elétricas e granizo de baixa granulometria no perímetro urbano.

O temporal também causou prejuízos públicos e privados com danos em residência, unidades de saúde, escolas públicas, prédios públicos administrativos e de uso comunitário, danos ambientais, humanos e industriais e com significativos danos econômicos públicos e privados.

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região