Um pouco de história: relembre os maiores ícones do futebol que são gaúchos

Por
Um pouco de história: relembre os maiores ícones do futebol que são gaúchos
COLUNAS
24 de maio de 2024 - Crédito: Pixabay

A partir do momento em que um futebolista alcança fama nacional (e internacional), o seu estado de origem acaba perdendo um pouco a importância, o que é uma pena. Hoje nós vamos corrigir esse erro!

O futebol jogado no Sul é frequentemente subestimado quando falamos sobre o poder do esporte no país, o que é um erro tremendo. Alguns dos maiores futebolistas vieram da região, em especial do Rio Grande do Sul. É exatamente sobre isso que vamos falar hoje: os maiores ícones gaúchos da história!

Dos times do Campeonato Brasileiro em todas as categorias, em 2024, o Rio Grande do Sul é o berço de 9: 3 da Série A, com o Grêmio, o Internacional e o Juventude; e 6 que compõem as Séries C e D, com o Caxias, o São José-RS, o Ypiranga de Erechim, o Avenida, o Brasil de Pelotas e o Novo Hamburgo.

Com uma lista extensa de clubes com diferentes níveis de sucesso, é certo que a quantidade de atletas que começaram em times gaúchos é alta. Nós escolhemos 6 dentre os mais bem-sucedidos de todos os tempos, considerando tanto sua trajetória em equipes do estado quanto na seleção e fora do país.

 

Ronaldinho Gaúcho

É impossível fazer uma lista dos maiores ícones do futebol que são gaúchos sem mencionar aquele que leva o gentílico do Rio Grande do Sul em seu nome profissional: o gigante Ronaldinho Gaúcho! Tido como um dos maiores jogadores de todos os tempos, ele fez parte da seleção em grandes momentos.

Ronaldinho Gaúcho disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006, como o camisa 10 da seleção, e foi um dos responsáveis pela conquista mundial em 2002. Além disso, o futebolista também foi eleito como o melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005, o que explica a sua presença nessa lista.

 

Roger Machado

Se você perguntar a um gremista qual é o melhor jogador da história do futebol gaúcho, as chances são altas de que o nome Roger Machado seja mencionado. Além da extensa e bem-sucedida trajetória dentro de campo, Roger também atua como treinador, atualmente sob comando do clube Juventude.

 

Tite

Embora Tite seja mais conhecido por sua carreira como treinador, ele também foi um dos grandes jogadores provenientes do Rio Grande do Sul. Nas duas posições, Tite demonstrou uma visão de jogo ímpar, o que explica o seu sucesso tanto dentro do campo como do lado de fora, conduzindo os times.

A visão de jogo é importante também para apostadores que buscam apostas online. E hoje podemos citar muitas conhecidas, como a Betano, N1 Bet, Estrelabet e outras. Por exemplo, no caso de querer se cadastrar na última citada, você clica em Estrelabet entrar e consegue fazer seu cadastro. Após isso, terá um bônus e deve avaliar as odds para ter uma visão de jogo antes de fazer sua aposta.

Ou seja, os papéis são distintos, mas a importância da estratégia permanece ao ter essa visão ao jogar e saber o que funcionará melhor. Lembrando que sempre é preciso jogar com responsabilidade.

Dunga

Assim como Tite, Dunga é mais famoso como treinador, mas isso não tira dele o título de um dos maiores ícones do futebol gaúcho. Em sua carreira, Dunga foi um dos responsáveis pela vitória na Copa do Mundo de 1994, na época como capitão; e pela conquista da Copa América, como treinador.

 

Renato Gaúcho

Assim como Ronaldinho, Renato Gaúcho é outro futebolista que carrega suas origens no nome pelo qual é conhecido, o que ajuda a impulsionar a ideia de que o Rio Grande de Sul é berço de alguns dos maiores jogadores de futebol brasileiros de todos os tempos. E as conquistas de Renato são múltiplas!

Assim como Tite e Dunga, Renato Gaúcho assume dupla função, primeiro como jogador e então como treinador. Dentre seus feitos notáveis estão a Copa Libertadores da América e Copa Intercontinental de 1983, a Copa do Brasil de 2016 e a Recopa Sul-Americana de 2018 (ambas sob comando do Grêmio).

E esses não são os únicos ícones do futebol brasileiro gaúchos, é claro. E considerando a trajetória impressionante dos times do estado, é certo que novas estrelas nascerão nos próximos anos, seja nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol, no Campeonato Gaúcho e demais competições.