Após caso confirmado: para evitar surto em asilo, idosos são internados no HCB

Por
Após caso confirmado: para evitar surto em asilo, idosos são internados no HCB
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
17 de julho de 2020 - asilo

Crédito: Reprodução

Entre os oito casos confirmados de Covid-19 que foram divulgados nesta sexta-feira (17) em Cachoeira do Sul, uma paciente, de 81 anos, é moradora do Asilo Nossa Senhora Medianeira (Avenida Brasil, 261). A informação mobilizou a Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul. A pasta decidiu internar oito idosos no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) para evitar um surto da doença no asilo. A medida preventiva e extraordinária foi adotada pelo secretário da Saúde, Roger Gomes da Rosa, após reunião nesta sexta-feira (17) com a direção do HCB.

Moradora do asilo, a senhora de 81 anos testou positivo para Coronavírus e outros oito idosos residentes na instituição apresentam sintomas gripais. Todos os residentes e funcionários foram submetidos ao teste rápido nesta sexta-feira (17), em uma ação que mobilizou uma equipe da Secretaria da Saúde.

Todos os resultados foram negativos para Coronavírus. Mesmo assim, foram coletadas secreções dos oito pacientes com sintomas para serem encaminhadas neste sábado para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.

Os oito moradores do asilo serão internados na enfermaria para pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença no HCB. Eles ficarão separados para tentar evitar que a paciente contaminada transmita o vírus para os demais. Um morador do asilo que está com suspeita, ficará no lar, pois é um paciente acamado. Assim, a instituição garante que poderá controlar o isolamento do mesmo.

A transferência dos moradores do asilo para o HCB foi feita à noite pelo Setor de Remoções da Secretaria Municipal da Saúde. Na próxima semana, o secretário municipal, juntamente da sua equipe da Vigilância Epidemiológica, deverá se reunir com a direção do asilo para definir as conclusões dessa ação de saúde.

Na noite desta sexta-feira (17), a instituição divulgou uma nota sobre a situação. Confira:

Comunicamos aos familiares dos idosos, dos funcionários e a comunidade cachoeirense que uma idosa, residente no Asilo da Velhice Nossa Senhora Medianeira, já em isolamento por apresentar sintomas gripais, foi testada dia dez de julho para COVID-19 e hoje saiu o resultado positivo. Ela está bem, não apresentando sintomas. Dois médicos e a equipe da Vigilância Sanitária, estiveram esta tarde no Asilo, testando todos os idosos e funcionários da instituição. Alguns foram testados com o exame PCR e o restante com o teste rápido, conforme protocolo estabelecido. Todos os idosos e funcionários testados com o exame rápido, tiveram resultado negativo para COVID-19 . As orientações da Vigilância Sanitária e Promotoria estão sendo seguidas rigorosamente. Os cuidados com os nossos idosos continuam sendo ainda mais intensificados.

Diretoria do Asilo Nossa Senhora Medianeira

Cachoeira do Sul, 17 de julho de 2020