Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Ulbra Cachoeira convida para o bicentenário da Imigração Alemã

Ulbra Cachoeira do Sul e entidades da cidade começam a construir a programação do bicentenário da imigração alemã / Foto: Ulbra Cachoeira do Sul/Divulgação

Ulbra Cachoeira do Sul e entidades da cidade começam a construir a programação do bicentenário da imigração alemã / Foto: Ulbra Cachoeira do Sul/Divulgação

A diretora da Ulbra Campus Cachoeira do Sul, Adriana Porto, juntamente com o capelão, pastor Renato Farofa, coordenou o primeiro encontro para organização de atividades que envolverão a comunidade em geral em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu da Diretoria de Relações Institucionais Ulbra, que integra a Comissão do Bicentenário do RS.

Estiveram na reunião representantes da AMICUS, da Sociedade Rio Branco, das igrejas luteranas Cristo Redentor e Martim Lutero, da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, do Colégio Ulbra São Pedro, da OASE e do Arquivo Histórico Municipal.

PROGRAMAÇÃO COMEÇA DIA 14 DE AGOSTO

O objetivo é desenvolver uma programação em Cachoeira do Sul, que terá início no Campus da Ulbra Cachoeira, dia 14 de agosto, com a realização de uma noite de apresentações artísticas e culturais, além de palestras que tratarão dos 500 anos de um documento de Martinho Lutero, sobre a importância de criar e manter escolas, que conduziu ao conceito comunitário de igreja e escola.

Outro tema proposto é sobre o contexto da imigração alemã em Cachoeira do Sul e na região, especialmente a partir da chegada dos primeiros imigrantes a Cachoeira do Sul (Colônia Santo Ângelo), em novembro de 1857. O grupo irá formular outras atividades, que deverão ocorrer na Ulbra e também em outros pontos da cidade e possibilidade de culminar com um grande evento festivo em novembro.

HISTÓRIA DA ULBRA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À IMIGRAÇÃO ALEMÃ

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é uma das parceiras nas festividades dos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. Desde a sua origem, a Ulbra baseia-se nos ideais do reformador alemão Martinho Lutero, o qual entendia a educação como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Muitos imigrantes alemães eram luteranos e, dessa forma, a história da Ulbra está entrelaçada com a história da imigração alemã no Brasil. A Ulbra está engajada em realizar eventos e atividades que envolvam a comunidade acadêmica e a sociedade em geral na comemoração dessa importante data histórica, explica o reitor.
Riqueza cultural

Conforme o professor Antônio Costa, diretor de Relações Internacionais, a Ulbra atribui grande importância ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. “Reconhecemos que esse evento histórico é de especial importância para a nossa comunidade, pois coloca em relevo um fato histórico que trouxe importantes desdobramentos. Não apenas no âmbito regional, senão também no âmbito mais amplo da sociedade brasileira como um todo”, ressalta o diretor.

Ele acrescenta que “o bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul é uma oportunidade para celebrarmos a diversidade e a riqueza cultural do nosso Estado”.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL

Sair da versão mobile