UFSM: Processo Seletivo Seriado será aplicado em escolas de Cachoeira pela 1ª vez

Por
UFSM: Processo Seletivo Seriado será aplicado em escolas de Cachoeira pela 1ª vez
EDUCAÇÃO
30 de setembro de 2023 - UFSM / Crédito: OC/Arquivo

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou, nesta sexta-feira, (29), as datas dos processos seletivos da instituição em 2024 para ingresso no 1º e 2º semestre. As provas ocorrerão nos 13 e 14 de janeiro do próximo ano. Confira mais detalhes do Processo Seletivo Seriado (PSS) que pela primeira vez será aplicado em Escolas de Cachoeira do Sul e do Processo Vestibular da universidade.

Ambas as provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de janeiro. As habilidades que serão exigidas para os dois processos seletivos já estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O PSS e o Vestibular serão divididos em três avaliações iguais e que serão realizadas simultaneamente. O PSS 1 será realizado no sábado à tarde, assim como a Prova 1 do Vestibular. No domingo de manhã ocorrem o PSS 2 e a Prova 2 do vestibular. O PSS 3 e a Prova 3 do Vestibular ocorrem no domingo à tarde. O aluno que realizou as provas anteriores do PSS e está inscrito no vestibular poderá escolher qual prova irá prestar, com base no seu desempenho nas edições anteriores do Processo Seriado e nos dias anteriores do vestibular. Cada dia de avaliação terá 40 questões, além da redação que será realizada no último dia. A quantidade de perguntas para cada área do conhecimento também pode ser vista no site da Prograd.

O PSS será aplicado nas sete mesorregiões do Rio Grande do Sul e nas capitais do sul do país – Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. A expectativa é de que no próximo mês ocorra a abertura do edital que selecionará as escolas onde serão aplicadas as provas, com preferência para as instituições públicas de ensino. Cada região deverá ter uma escola, enquanto Porto Alegre deve ter de três a quatro. O Vestibular será realizado nos campis da UFSM: Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.

Vale ressaltar que o aluno do Ensino Médio deve cursar o ano que corresponde a etapa do PSS – 1º ano para PSS 1, 2º ano para PSS 2 e 3º ano para PSS 3. Já o vestibular continua a ser realizado de forma única, e necessita apenas de uma inscrição. A inscrição para os interessados em qualquer um dos cursos da instituição será realizada pelo site da UFSM. Além das inscrições para participar da prova, as escolas poderão se cadastrar para aplicá-la.

Outra novidade para os que pretendem estudar na UFSM é a abertura de processos seletivos exclusivos para pessoas com deficiência, transexuais, população com 60 anos ou mais medalhistas em competições de conhecimento e atletas de alto rendimento. Para atender a esses grupos, serão criadas vagas extras além das destinadas para os processos seletivos.

Em 2024 e 2025 o ingresso continua a ser realizado via SISU e Vestibular, com 70% e 30% das vagas para cada modalidade, respectivamente. A Partir de 2026, quando será realizado o Processo Seletivo Seriado para alunos do terceiro ano, o PSS passa a ser mais uma modalidade de ingresso na UFSM e corresponderá a 40% das vagas disponíveis. Sisu e Vestibular irão preencher 30% dos restante das vagas cada um.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, o objetivo com a volta do PSS é a aproximação com as escolas, já que a modalidade permite um contato mais intenso da universidade com as Instituições de Ensino Básico. Ele ressalta que o Vestibular Extraordinário, realizado em julho de 2023, serviu como teste para as novas formas de ingresso. “O preenchimento foi muito positivo, tanto o SiSU, quanto o vestibular preencheram bem. Nós temos uma expectativa que com o Seriado consigamos retomar uma rede que nós tínhamos anteriormente com as escolas”, destaca o pró-reitor.

Ainda é cedo para estimar o público que participará do PSS, mas Tybusch destaca que no vestibular extraordinário, foram dez mil pessoas, um número bastante expressivo e que deve ser ultrapassado pelo PSS, já que a modalidade terá aplicação em todo o estado e será expandida para outras partes do Sul do país.