O Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM/Cachoeira do Sul entregou ao prefeito Sergio Ghignatti e ao vice-prefeito Cleber Cardoso, a “Análise da interseção Cinco Esquinas mediante a engenharia de tráfego”. O estudo foi feito com a colaboração dos alunos das disciplinas de Engenharia de Tráfego I e Engenharia de Tráfego II, do Curso de Engenharia de Transportes e Logística, matriculados no semestre 2019-1 e atende a uma das propostas do Plano de Mobilidade Urbana que prevê a realização de estudos de engenharia de tráfego que tornem o deslocamento do transporte coletivo mais efetivo, eficaz e eficiente. A apresentação do trabalho foi feito pelo professor Alejandro Ruiz Padillo, responsável pelas disciplinas e que coordena também o Laboratório de Mobilidade e Logística.
O estudo demonstra que existem 14 movimentos conflitantes entre automóveis, sejam eles à esquerda, em frente ou à direita, e outros cinco causados pelas travessias de pedestres. A pesquisa feita pela universidade projetou mudanças no trânsito local, partindo de propostas testadas que foram consideradas inviáveis. As sugestões foram possíveis depois de contagens de tráfego e de pedestres durante cerca de 40 horas, envolvendo aproximadamente 100 pessoas entre alunos, professores e militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul, que auxiliaram nas atividades no local. A avaliação foi feita em uma terça-feira, uma sexta-feira e um sábado.
DIAGNÓSTICO E PROPOSTA – Depois da conclusão do diagnóstico, foi possível apresentar as propostas e de todas, existe a viabilidade de uma com semáforos, que precisam ter a sua tecnologia alterada para incluir os semáforos de pedestre e outra com rotatória, com cerca de oito metros de diâmetro, permitido que todos os movimentos de conversão que existe hoje sejam mantidos. “Foi um trabalho acadêmico, mas desenvolvido em nível profissional. Só temos que agradecer a Prefeitura por nos convidar para este trabalho, que nos permitiu uma atividade prática, real”, destacou Padillo. O prefeito Sergio Ghignatti também agradeceu ao trabalho dos acadêmicos e citou que sem o auxílio da UFSM/Cachoeira, a Prefeitura não teria condições técnica e nem financeira de custear um trabalho tão complexo.
Alguns dados levantados com a pesquisa:
– De acordo com as durações dos estágios existentes, o ciclo semafórico na 5 Esquinas é de 123 segundos, ou seja, 2 minutos e 3 segundos
– Não foi registrado congestionamento. Apenas filas em alguns minutos, pontualmente, em alguns sentidos. Só é considerado congestionamento (interseções saturadas), se em todos os cruzamentos existir fila e um veículo precisar que o sinal abra mais de uma vez até que ele consiga passar
– A maior movimentação de veículos é no “Siga livre”
– No decorrer das cerca de 40 horas em que foi realizada a contagem dos veículos que trafegavam pela interseção, registrou-se um fluxo de cerca de 58 mil veículos, sendo a maioria deles pertencente à classe dos veículos leves
– Terça-feira apresentou a hora com maior movimentação de pedestres com um total de 657 pedestres realizando a travessia entre as 17h37 e 18h36
– O ponto de travessia de maior utilização pelos pedestres é a Avenida Brasil, entre a farmácia e o ponto de táxi. Em média, realizavam a travessia neste ponto 1,1 mil pessoas nas 12 horas contabilizadas pela contagem
– Nos três dias de pesquisa foi contabilizada a travessia de 12.639 pessoas em 36 horas