UFSM e Prefeitura firmam parceria para fortalecer agricultura irrigada

Por 11 de agosto de 2021

A Prefeitura de Cachoeira do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) uniram esforços para o desenvolvimento do Projeto “Fortalecimento da Agricultura Irrigada em Cachoeira do Sul”. O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Fernando Cantarelli, explica que o objetivo é possibilitar a oferta de novas tecnologias para o produtor ruralPoser uma tecnologia de retorno rápido, a irrigação potencializa o crescimento de pastagens e lavouras de grãos, minimiza os efeitos da estiagem e aumenta ganhos em produtividade.

O Programa será coordenado pela professora Zanandra Boff de Oliveira, da UFSM, e será executado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Smap) e por alunos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão da UFSM, que darão assessoria para a viabilidade da instalação de sistemas de irrigação, para a construção de sistemas de armazenamento de água e para o manejo dos recursos hídricos. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) também será parceira do programa.

A Secretaria quer ser parceira dos agricultores na abertura de açudes, assim como na limpeza e reforma de reservatórios de água. “Vamos usar parte do valor do ITR que terá retorno para o produtor”, explica o secretário Cantarelli, se referindo ao Projeto de Lei do atual Governo que destina o valor arrecadado com o ITR para ações no meio rural.

O Programa será executado a partir de setembro, até dezembro de 2023, com o cronograma que contempla levantamento de interesse e aptidão, seguindo com agrupamento por localidades, coleta de dados, projetos de construção de açudes e de sistemas de irrigação, acompanhamento da instalação e manejo da irrigação, o que inclui treinamentos sobre a operação do sistema.

Irrigação: programa em desenvolvimento pela Smap e técnicos da UFSM tem projeção de ampliação da área irrigada no município / Foto: EBC