O Campus da UFSM em Cachoeira do Sul ganhará um novo curso de graduação neste ano, somando-se aos outros cinco que já funcionam no local (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica). O novo curso é o de bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, cuja criação foi recentemente autorizada pelo Ministério da Educação. O curso será noturno e terá duração de 4 anos, sendo ofertadas 40 vagas no total. O primeiro ingresso será realizado por meio de um edital extraordinário, que será divulgado em breve. Trata-se de uma inovação não apenas para o campus, mas também para o estado.
O responsável pelo curso será o docente Adriano Quilião, que atua como professor adjunto dos cursos de engenharia do campus. De acordo com ele, algumas das disciplinas incluídas serão de computação com ênfase em inteligência artificial (IA), estatística com foco em ciência de dados e disciplinas matemáticas como cálculo e álgebra. Segundo Adriano, a ideia do curso surgiu por conta da ausência de um curso presencial de computação em Cachoeira do Sul, e visa contribuir para a diminuição da falta de profissionais qualificados na área.
“Existe uma demanda crescente por profissionais de computação/IA, o que originou a ideia de criarmos um curso na área. Fizemos, inclusive, uma reunião com o coordenador do curso de Ciência de Dados e IA da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), e ele revelou que o curso tinha muita procura. Esta informação e a demanda de mercado acabaram motivando a escolha”
responsável pelo curso, Adriano Quilião
Cursos de IA no Brasil
Esta é uma profissão com uma demanda cada vez maior no mercado de trabalho, que busca cada vez mais incorporar a IA na rotina de trabalho diária. De acordo com um relatório deste ano realizado pela Microsoft e LinkedIn, 71% dos executivos entrevistados preferem contratar candidatos com habilidades de IA, mesmo que tenham menos experiência. Ainda, a demanda por profissionais de IA aumentou 323% nos últimos oito anos.
Apesar de existirem disciplinas de IA e vários cursos de pós-graduação e graduação na modalidade de ensino a distância (EaD), ainda são poucos os cursos de bacharelado presenciais de IA no Brasil. Ainda existe uma maior variedade de opções em instituições privadas, mas em universidades federais a oferta ainda é limitada. No Brasil, existem 19 cursos de graduação presenciais com foco em IA em atividade, e apenas um no estado: o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que teve início no ano de 2021.
Por isso, a demanda por cursos de graduação na área também aumentou exponencialmente nos últimos anos. O primeiro curso criado no Brasil foi o da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2020. Na mesma modalidade de bacharelado presencial, são dois cursos em atividade no momento: o curso de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da UFPB, ambos iniciados em 2020.
Além destes, mais um curso em desenvolvimento está registrado no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC): o curso de Inteligência Artificial e Engenharia de Software da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com oferta de 30 vagas e previsão de início para 2025. O curso da UFPB também é o único na mesma área do futuro curso de Cachoeira do Sul em atividade em uma universidade federal no momento. Em instituições privadas, há cerca de 14 cursos de Ciência de Dados e IA no país.