Já está em funcionamento, no Campus da UFSM em Cachoeira do Sul, a Estação de Recarga Rápida (ERR). Neste primeiro momento, as recargas serão gratuitas para qualquer usuário de veículos elétricos (VEs). A estação suporta duas recargas simultâneas: uma em corrente contínua (CC) e outra em corrente alternada (CA). Em CC pode atingir potência de até 60 kW. Já em CA, atinge potências de até 42 kW, garantindo uma recarga rápida. Dependendo das características do veículo, em uma hora de recarga é possível garantir uma autonomia de mais de 250 km de deslocamento. O espaço instalado no estacionamento do campus está equipado com carports, que são espaços visualmente iguais a pergolados, proporcionando proteção e sombra para os veículos, além de possuir painéis fotovoltaicos instalados em sua cobertura.
A estação faz parte do projeto Rota Elétrica Mercosul – Suporte ao Desenvolvimento e Gerenciamento para Mobilidade Inteligente, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que teve início com o Grupo CEEE e UFSM e contou com o financiamento do Grupo Equatorial, sendo a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) a gestora da execução do projeto junto à universidade.
O projeto Rota Mercosul implementou o primeiro corredor para abastecimento rápido para veículos elétricos do RS ao longo de 905 km, sob a coordenação da professora Alzenira Abaide. O corredor é composto de estações de recarga rápida nas cidades de Torres, Osório, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Cristal, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande e Jaguarão. Ao todo possui 11 ERRs, e a cidade de Santa Vitória do Palmar recebeu duas estações, tendo em vista a extensão do município e o trecho de conexão. Isso possibilitará viajar até o Uruguai, que já possui carregadores elétricos, distribuídos em seu território. A partir do país vizinho, será possível chegar a Buenos Aires, na Argentina, pela travessia do estuário do Prata. Também será possível acessar a Argentina e o Paraguai através das rotas da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Apesar de Cachoeira do Sul não fazer parte da Rota Mercosul, a instalação deste ponto – uma contribuição adicional do Grupo Equatorial – se tornou estratégica para viabilizar o deslocamento da equipe do projeto de Santa Maria e de Cachoeira do Sul até o ponto mais próximo da rota, que é na região da grande Porto Alegre. Segundo o professor Nelson Knak Neto (docente do Campus de Cachoeira do Sul e integrante do projeto), além de ser um ponto estratégico para recarga, a instalação desta estação é bastante interessante para que também possam ser desenvolvidas pesquisas no campus.
Knak ressalta que pesquisas como esta se tornam essenciais dentro do contexto de busca para redução de emissões de gases poluentes e escassez de recursos. “Esse projeto, além de contribuir nesse contexto, conecta o Rio Grande do Sul ao corredor elétrico já existente nos estados de Santa Catarina e Paraná e ao Uruguai, trazendo redução de custos aos usuários e tornando o turismo ainda mais atrativo na região, uma vez que o custo da energia elétrica é mais atrativo se comparado ao custo de combustíveis fósseis”, complementa o professor.