Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

UFSM Cachoeira define data do vestibular de verão 2025

UFSM Cachoeira do Sul está entre as unidades universitárias com cronograma definido para o vestibular de verão 2025 / Foto: Milos Silveira/OC

UFSM Cachoeira do Sul está entre as unidades universitárias com cronograma definido para o vestibular de verão 2025 / Foto: Milos Silveira/OC

A publicação do edital com as informações e orientações sobre o Vestibular de Verão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está prevista para ocorrer nesta sexta-feira (6).

As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro, nas cidades que abrigam os quatro campi da instituição – Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

A expectativa é que seja ofertado o mesmo número de vagas do vestibular do início deste ano: 1.831 vagas, sendo 1.462 para o campus sede, em Santa Maria. Isso porque se mantém o percentual de 30% das vagas para o vestibular e 70% para o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, explica que as inscrições estarão abertas a partir da publicação do edital, com término do prazo no final de novembro.

– Nesta edição, os candidatos terão um tempo maior para fazer a inscrição e garantir a participação no processo seletivo – comentou Tybusch.

O valor da taxa de inscrição será o mesmo da edição anterior: R$ 80. Para ter acesso ao sistema de inscrição, o candidato deverá possuir cadastro no sistema de login único do governo federal (gov.br).

O processo oferece vagas em diferentes cotas. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve ficar atento à escolha da cota, considerando as exigências de cada uma.

PSS DA UFSM

Nesta edição do vestibular da UFSM, serão aplicadas duas provas do Processo Seletivo Seriado (PSS). O PSS1 – que é a primeira etapa – é voltado para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Já o PSS2 reúne os alunos do 2º ano do Ensino Médio que realizaram a primeira prova no início deste ano.

Em 2024 e 2025, o ingresso continuará a ser realizado via Sisu e Vestibular, com 70% e 30% das vagas para cada modalidade, respectivamente.

A partir de 2026, quando será realizado o Processo Seletivo Seriado para alunos do 3º ano do Ensino Médio, o PSS passa a ser mais uma modalidade de ingresso na UFSM e corresponderá a 40% das vagas disponíveis. Sisu e Vestibular irão preencher 30% dos restante das vagas cada um.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL

Sair da versão mobile