As chaves para ocupação da Casa do Estudante do campus da UFSM em Cachoeira do Sul foram entregues oficialmente. Estiveram presentes no evento a vice-prefeita Ângela Schuh; a secretária de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar; a vereadora Adriana Palladino, representando o legislativo municipal; além da ex-vice-prefeita municipal Mariana Carlos. Também participaram da cerimônia, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Gisele Martins Guimarães; o coordenador geral do DCE, Daniel Ballin; o diretor do campus de Cachoeira do Sul, prof. Anderson Dal Molin; o vice-diretor, prof. Giovani Zabot; a Assistente Social, Mari Bortoli, servidores e alunos do campus da UFSM-CS.
A ocupação da Casa do Estudante (CEU VI) é um marco para o campus da UFSM em Cachoeira do Sul. O prédio conta com 15 apartamentos, que irão, inicialmente, abrigar quatro estudantes, totalizando 60 vagas. Caso seja necessário, os apartamentos poderão comportar até 8 estudantes em cada unidade. Os apartamentos contam com um espaço de sala e cozinha integrados, dois dormitórios e um banheiro.
O Programa de Moradia Estudantil está vinculado ao Programa de Benefício Socioeconômico (BSE). Assim, a moradia estudantil é voltada a estudantes que possuam o BSE e cumpram os pré-requisitos estabelecidos. Para concorrer a uma vaga, os estudantes precisam se inscrever no edital de Processo Seletivo para Participação no Programa de Moradia Estudantil. Até o final desta semana, sete estudantes já estarão residindo na CEU VI, mas, ao longo do semestre mais estudantes deverão ingressar na Casa. Isso porque o edital é contínuo e fica aberto durante todo o semestre, com chamadas periódicas. Para saber mais sobre o Processo Seletivo, acesse o Edital 12/2023.
Durante o evento, a pró-reitora Gisele Guimarães lembrou que a assistência estudantil é uma das pautas prioritárias da Universidade, sendo a UFSM, inclusive, reconhecida pelo seu trabalho nesta área. Para a professora, a Casa do Estudante é uma garantia de permanência do estudante na graduação.
O diretor do campus, Anderson Dal Molin, também salientou a importância deste momento para a garantia do futuro destes alunos. Ele ainda coloca que é um momento muito importante para o campus, já que está sendo entregue um espaço que terá impacto direto no cotidiano dos estudantes. Apesar disso, ressalta o diretor, novos desafios estão sempre surgindo, como assegurar a segurança e transporte público para estes acadêmicos que agora irão residir no campus. Além disso, o professor lembrou que a gestão da UFSM-CS está constantemente buscando recursos para melhorar a sua infraestrutura e concretizar a implantação do campus e que o apoio da comunidade cachoeirense é fundamental para que possamos sonhar com um campus consolidado e que atenda muitos outros estudantes.