O túmulo do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883), no cemitério de Highgate, no norte de Londres, foi vandalizado pela segunda vez em duas semanas, anunciou neste sábado pelo Twitter a associação de gere o local. Os vândalos escreveram “Memorial do holocausto bolchevique – 1917 1953 – 66.000.000 mortos” com tinta vermelha no monumento, bem como “Arquiteto do genocídio – terror e opressão – assassino em massa”. A data de 1917 se refere à Revolução russa e a de 1953 à morte de Stálin.
A parte mais antiga e frágil do monumento, uma placa de mármore com os nomes das pessoas enterradas ali, foi quebrada, aparentemente atingida por um instrumento metálico contundente, como já tinha acontecido em 4 de fevereiro.
Karl Marx's memorial has been vandalised! It looks like someone has had a go at it with a hammer. It's a Grade I-listed monument; this is no way to treat our heritage. @MarxLibrary @HeritageCrime We will repair as far as possible. pic.twitter.com/6nY2TJOjw7
— Highgate Cemetery (@HighgateCemeter) February 5, 2019
O autor de “O Capital” é um dos moradores mais conhecidos do cemitério de Highgate. Karl Marx se mudou para Londres em 1849 e morou na capital britânica até sua morte, em 1883.
Vandals back at Marx Memorial, Highgate Cemetery. Red paint this time, plus the marble tablet smashed up. Senseless. Stupid. Ignorant. Whatever you think about Marx's legacy, this is not the way to make the point. pic.twitter.com/hGKBMYGWNy
— Highgate Cemetery (@HighgateCemeter) February 16, 2019