Trabalhadores confraternizam no Dia do Trabalho

Por
Trabalhadores confraternizam no Dia do Trabalho
DESTAQUES
1 de maio de 2019 - DSCN9997

 

 

 

Em meio aos shows artísticos, muito contato e também descontração. Fotos: Cacau Moraes

As comemorações do Dia do Trabalho em Cachoeira do Sul foram concentradas na Festa do Trabalhador, na Feira Livre, promovida pela Intersindical, entidade que reúne os sindicatos dos trabalhadores da cidade. Shows artísticos, manifestações contra a Reforma da Previdência, dança, almoço festivo, banca de artesanato e chimarrão foram atrações que levaram um grande público ao evento. Os organizadores estimaram de 1.500 a 2 mil pessoas.

Pela manhã e tarde, trabalhadores confraternizaram e cada sindicato levou material informativo, a maioria com temas relacionados à situação da Previdência. “O momento é de reflexão, mas também de lazer da classe trabalhadora”, disse o presidente da Intersindical, Santo Tavares. Acompanhado do presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Oniro Camilo, o presidente da Intersindical conversou com os trabalhadores e também com aposentados. Os dois percorreram cada espaço utilizado pelos sindicatos da cidade e em cada parada alerta sobre o atual momento. “Positiva esta iniciativa da Intersindical”, avaliou Oniro Camilo

Para o presidente da Nova Central Sindical, é preciso esclarecimentos sobre as questões que trarão prejuízo com a proposta de Reforma da Previdência. “Existe um caminho perigoso na nossa frente liderado pelo governo e pelas grandes empresas em detrimento dos direitos dos trabalhadores”, salientou, acrescentou que neste 1º de maio, todos necessitam de informações claras e precisas.

ALMOÇO

Chamou atenção o almoço gratuito servido ao meio-dia. A preparação esteve cargo da equipe liderada por Renato Soares, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). No cardápio, galinha com arroz e, por isto, a formação de extensa fila nos pavilhões da Feira Livre.

A preparação do almoço se encerrou, às 23h, desta segunda-feira (30). Foram utilizados em três enormes panelas 200 quilos de galinha, 130 quilos de arroz, 40 quilos de cebola, 40 quilos de tomate, 10 quilos de pimentão e 6 quilos de sal.

IMPORTANTE
A ideia da direção da Intersindical é realizar em 2020 um evento regional para fazer parte das comemorações dos 200 anos de Cachoeira do Sul. “O nosso já faz parte do calendário oficial do município, mas pretendemos ampliar a programação da Festa do Trabalhador”, destacou.