Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Tour especial na Arena marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Crédito: Guilherme Testa

Com o objetivo de destacar a data de 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Grêmio FBPA adere à causa, abrindo as portas da Arena para receber jovens, crianças e seus familiares para um tour especial no estádio. O objetivo é promover uma ação de acolhimento e de atenção às pessoas que apresentam transtorno do espectro autista (TEA) , por meio de atividades de inclusão. A organização Gremista no Espectro foi recebida, ao final da mamhã deste domingo, pelo movimento Clube de Todos, representado pelo coordenador Juliano Ferrer, por Francisco Vacca, o assessor da presidência e integrante do Departamento de Responsabilidade Social (DRS) e por Roseane Maffei, coordenadora regional dos Consulados Femininos do Litoral. O grupo visitou alguns dois principais locais da casa gremista como auditório, vestiário e campo.

A iniciativa do Clube de Todos e do DRS vai ao encontro de uma das diretrizes do Tricolor sobre políticas de conscientização e iniciativas de inclusão e contra atos de intolerância racial e de gênero, além de religião e etnias.

A data de 2 de abril foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para propagar informações e exaltar a importância do diagnóstico, além de conscientizar e mobilizar ações e atividades que ajudem a reduzir o preconceito e a discriminação.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O TEA também é chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), mas recebe o nome de espectro (spectrum), porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa variação que vai da mais leves à mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.

Sair da versão mobile