A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, solicitou uma prorrogação do prazo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Por meio de uma carta enviada ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a premiê pediu que a data limite se estendesse até 30 de junho.
Inicialmente, a data prevista para o Reino Unido deixar o bloco era 29 de março. Depois de um acordo com a União Europeia, o prazo passou para o dia 12 de abril.
De acordo com a imprensa internacional, Donald Tusk defende uma extensão de até um ano desse prazo. O argumento é de que os políticos britânicos tenham mais tempo para discutir e concordar com um plano de saída do Reino Unido.
Já May quer prorrogar por menos tempo para evitar a necessidade de participar das eleições europeias, previstas para o período de 23 a 26 de maio.
Na próxima quarta-feira (10), os membros do grupo devem participar de uma reunião extraordinária da União Europeia, em Bruxelas, para discutir a situação.
Após as três tentativas frustradas de aprovar o acordo no Parlamento britânico, Theresa May resolveu recorrer ao diálogo com Jeremy Corbyn, seu rival trabalhista, para evitar a saída da UE sem acordo.
Os dois já se reuniram por três dias consecutivos e a negociação não tem prazo para terminar, de acordo com o porta-voz da premiê britânica.