As três maiores unidades de saúde da cidade adotarão, a partir da próxima terça-feira (6), um terceiro turno de trabalho com o objetivo de atender a crescente demanda de atendimentos tradicionalmente verificada nesta época do ano com a disseminação das chamadas doenças de inverno. As Estratégias de Atenção Primária (EAPs) Central (localizada na Rua Conde de Porto Alegre, 1271), Marina e Centro Social Urbano vão oferecer horário extra de atendimento, das 17 horas às 21h30, de segunda-feira a sexta-feira, com foco no enfrentamento às doenças respiratórias e sintomas gripais, dada a maior incidência dos casos de gripe e Covid-19 e o percentual de internações hospitalares que estas doenças têm provocado.
Pela similaridade de sintomas e, considerando o pós-enchente que acometeu a região, o turno adicional será focado também no atendimento de doenças causadas pelo contato com água contaminada, como a leptospirose, e no combate à dengue, cuja contaminação evoluiu após as inundações. A ampliação dos serviços de saúde será viabilizada pela Administração Municipal a partir dos recursos repassados pelos governos estadual e federal para ações de enfrentamento dos eventos climáticos. Portarias do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde garantiram ao Município incentivos financeiros no âmbito da atenção primária visando ampliar o acesso da população a serviços essenciais que garantam assistência, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de enfermidades provenientes da exposição de risco decorrente do desastre meteorológico por chuvas intensas.
O planejamento da gestão municipal visa reforçar a operacionalização dos protocolos e das condutas clínicas da atenção básica pelo período de seis meses, o que garantirá o horário especial até janeiro de 2025. O terceiro turno nos três maiores postos deverá mobilizar em torno de 20 profissionais médicos, de enfermagem, agentes de saúde, auxiliares administrativos e higienizadores.
TRIAGEM
Na faixa de horário das 17 horas às 21h30 (com unidades encerrando expedientes às 22h para quem buscar os serviços até às 21h30), a prioridade ocorrerá para portadores de infecções respiratórias e demais sintomas gripais, casos suspeitos de dengue, leptospirose e, ainda, para quem buscar a imunização para gripe, Covid-19 e demais doses do calendário de rotina. Rotinas da atenção básica (como acompanhamento pré-natal, exames citopatológicose curativos, por exemplo) serão transferidas para o horário habitual de funcionamento dos postos de saúde, das 7 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas. Com a ampliação do expediente, a meta da Administração Municipal é concentrar a demanda sazonal na rede pública, desafogandoa carga de trabalho que hoje acaba sendo concentrada nos serviços de urgência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Emergência do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB).
TERCEIRO TURNO NA SAÚDE PÚBLICA
A partir de terça-feira (6), com foco para síndromes respiratórias (H1N1, Covid-19), dengue, leptospirose e serviço de vacinação de rotina
Horário: 17 horas às 21h30 de segunda-feira a sexta-feira
Locais: EAP Central (Rua Conde de Porto Alegre, 1271), EAP Marina e EAP Centro Social Urbano.