O cenário tecnológico para 2019 está aumentando de forma avassaladora. A velocidade e o alcance da automação confirmam-se nos resultados da oitava edição do estudo 10 Hot Consumer Trends 2019, divulgados pela Ericsson e desenvolvido pelo ConsumerLab. Foram ouvidos mais de 5 mil usuários avançados da Internet em Joanesburgo, Londres, Cidade do México, Moscou, Nova Iorque, São Francisco, São Paulo, Xangai, Sydney e Tóquio. Com idades entre 15 e 69 anos, 47% deles usam assistentes virtuais (Siri da Apple, Google Assistant, Alexa da Amazon, etc.) pelo menos uma vez por semana, e 31% usam Realidade Aumentada ou Virtual toda semana.
A evolução tecnológica sem precedentes é vista pelo coordenador do Curso Técnico em Informática do Senac Cachoeira do Sul, Daniel Bittencourt Garcia, com apenas um caminho a ser seguido futuramente: a manutenção do crescimento tecnológico. “A última década criou uma geração que busca a informação em tempo real e a atualização das suas formas de utilização. A diferença do foco da tecnologia, que antes era de mineração de dados e mecanismos de busca, agora é, por exemplo, inteligência artificial, robótica e computação em nuvem”, comenta o coordenador.
As empresas que utilizarem a inteligência artificial estarão um passo à frente de seus concorrentes, já que os usuários estão buscando novas opções tecnológicas que auxiliem na sua aprendizagem, diversão, tarefas do dia a dia etc. “É uma realidade em constante crescimento. Será um diferencial”, lembra.
Para 2019, segundo o professor, as grandes tecnologias que tendem a aparecer com mais força são os ambientes inteligentes, onde os usuários poderão interagir com sistemas computacionais, tanto em suas casas como no ambiente empresarial. Também o crescimento do conceito de Gêmeos Digitais (Realidade Aumentada), onde através de um avatar, a pessoa estará virtualmente em dois lugares ao mesmo tempo, e a chegada da tecnologia 5G com melhores conexões entre smartphones. “A velocidade da internet dos aparelhos aumentará, assim como melhorias em seu poder fotográfico e de som. Acredito muito no conceito em que todos os elementos do dia a dia estarão conectados à internet, onde as pessoas buscarão cada vez mais soluções na rede de computadores”, projeta Daniel.
Há muitos questionamentos sobre a acessibilidade a essas tecnologias, mas para o coordenador, um número maior de pessoas terá acesso. “Não acredito que todos terão tudo disponível já em 2019, mas é uma tendência que usuários cada vez mais tenham acesso às inovações tecnológicas”, finaliza o especialista.
Fonte: Karla Pimentel – Coordenadora do Hub SenacRS
Uffizi – Comunicação e relacionamentos