30.4 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 25 fevereiro, 2021 - 19:59
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • REGIÃO
  • Temporal provoca alagamento generalizado e deixa rastro de destruição em Santa Cruz

Temporal provoca alagamento generalizado e deixa rastro de destruição em Santa Cruz

Chuvarada em Santa Cruz do Sul deixou a cidade alagada e um rastro de destruição e prejuízo / Foto: Divulgação

Uma forte chuva atingiu a zona urbana de Santa Cruz do Sul no final da tarde desta quinta-feira (28) e deixou um rastro de destruição na cidade. Em 35 minutos, despencaram 112 milímetros sobre a área central, o que provocou um alagamento generalizado e fez a água invadir casas, prédios e estabelecimentos comerciais.

Carros foram arrastados e ficaram submersos, e estacionamentos foram tomados pela água. Em muitas ruas, a pavimentação de paralelepípedos foi arrancada pela enxurrada.

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura montou equipes para atuar na limpeza da cidade e contabiliza os estragos. Um decreto de emergência deve ser finalizado durante a tarde e encaminhado ao governo federal com pedido de socorro financeiro para cobrir pelo menos parte dos prejuízos amargados pela população.

A chuva foi equivalente a pouco menos de dois terços da média do mês no município, que é de 159 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Essa água que passou foi arrastando tudo, deixando um mar de coisas estragadas”, lamentou a prefeita Helena Hermany, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Até o final da manhã, o Corpo de Bombeiros já havia atendido quase 40 ocorrências. Apesar dos estragos na cidade, nas localidades do interior a chuva não foi tão intensa e não há relatos de estragos.

Em Santa Maria, um temporal semelhante também foi registrado e provocou o desabamento de um prédio desocupado.

Nas duas cidades, não houve registro de feridos.

 

EM VÍDEO, COMO FOI O TEMPORAL EM SANTA CRUZ DO SUL:

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região