A Prefeitura e a Defesa Civil de Cachoeira do Sul divulgaram nota, na manhã desta sexta-feira (9), sobre a realização de oito atendimentos desde a noite de quinta-feira (8). As ocorrências envolveram destelhamento e alagamento de residências.
Durante a manhã, as equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros realizam resgate de duas pessoas que estão ilhadas em decorrência de rompimento de arroio, no interior do Município.
De acordo com comunicado divulgado pela Defesa Civil, a estrada do Taboão está interditada. Duas pessoas foram resgatadas após ficarem ilhadas no local. A ação de resgate contou ainda com os bombeiros.
Outro ponto identificado com problemas já relatados por moradores está na Rua Leopoldo Souza.
Considerando o alerta da Defesa Civil Estadual, o prefeito Leandro Balardin convocou e coordenou reunião de alinhamento da equipe ainda na tarde desta quinta-feira (8), no Museu Municipal.
Integraram a reunião: representantes das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Infraestrutura Urbano, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Defesa Civil, Gabinete do Prefeito e Assessoria de Comunicação.
Servidores da Defesa Civil e da Infraestrutura Urbana estão percorrendo as ruas da cidade, em pontos críticos de alagamento, para ações de limpeza, especialmente em bueiros.
As equipes também estão preparadas com lonas, telhas, motosserras e demais materiais para atendimento de urgência.
Caso seja necessário, a Prefeitura possui abrigo e alimentação para famílias que precisem ser removidas de suas casas.
Equipes do Meio Ambiente estão de sobreaviso para remoção de árvores e galhos, caso aconteça esse tipo de incidente.
Todos os acionamentos devem ser concentrados no contato de plantão da Defesa Civil: 51 995358310 (telefone e WhatsApp).