O governador Eduardo Leite informou nesta quarta-feira (6) que decidiu decretar a suspensão dos desfiles previstos para esta quinta-feira, 7 de setembro, por conta da situação de calamidade dos municípios atingidos por temporais no RS durante o último final de semana nos vales do Taquari e Rio Pardo. Uma força-tarefa que envolve os governos do Estado e federal percorre nesta quarta municípios como Roca Sales, Muçum, Lajeado, Nova Roma do Sul, Santa Tereza e Venâncio Aires vistoriando áreas devastadas por enxurradas.
Leite decretou estado de calamidade pública e articula com o governo federal o repasse de recursos para socorro e atendimento a famílias atingidas. Até o começo da tarde desta quarta-feira, 31 mortes haviam sido confirmadas no Estado em razão dos temporais. Há ainda um número impreciso de desaparecidos, milhares de desabrigados e pessoas ilhadas em áreas alagadas que aguardam resgate em cima de telhados e até mesmo de árvores.
APELO AO EXÉRCITO POR SOCORRO A ATINGIDOS POR TEMPORAIS NO RS
Ao decretar a não realização de desfiles em todo o Estado por conta das consequências dos temporais no RS, Leite também fez um apelo ao Exército Brasileiro para que sejam deslocados mais militares e veículos para ajuda humanitária nas áreas atingidas. O governo do Estado concentra seus trabalhos nas ações de salvamento e resgate.
As operações estão empregando seis helicópteros da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, além dos que pertencem à Polícia Rodoviária Federal, à Força Aérea Brasileira e à Marinha do Brasil. O Estado está articulando com as Forças Armadas a cedência de mais aeronaves.
O governador Eduardo Leite anunciou e uma comitiva formada por ministros e dirigentes de estatais federais, entre elas a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), percorre as regiões atingidas. Um pacote de medidas anunciado pelo governador prevê um auxílio emergencial para inscritos no Cadastro Único do governo federal atingidos pelas enxurradas e que encontram-se em situação de vulnerabilidade.
O BALANÇO PARCIAL DOS TEMPORAIS NO RS
A Defesa Civil estadual contabiliza 70 municípios afetados por conta dos temporais no RS. Além das 31 mortes, há 3.084 pessoas desalojadas e 2.299 desabrigadas. Estima-se em 52.157 o total de pessoas afetadas.
Os dados são atualizados em tempo real e mudam a todo instante. As mortes confirmadas ocorreram em Muçum, Roca Sales, Ibiraiaras, Mato Castelhano, Passo Fundo, Estrela e Lajeado. Os dados podem ser conferidos no dashboard alimentado pelo órgão estadual.
Nos municípios de Roca Sales e Muçum, os mais devastados pelas enxurradas, pessoas vagam pelas ruas e estabelecimentos como mercados, farmácias e lojas foram destruídos. O abastecimento dessas cidades com água e alimentos está seriamente comprometido.
Em Cachoeira do Sul, os níveis do Rio Jacuí e seus afluentes começaram a se elevar e as autoridades estão em alerta para as regiões ribeirinhas.