Tem mutirão de combate à dengue esta quinta (8) no Ponche Verde

Por
Tem mutirão de combate à dengue esta quinta (8) no Ponche Verde
SAÚDE
7 de maio de 2025 - Crédito: Ass. Com.

 

A Secretaria Municipal da Saúde e demais integrantes do Centro de Operações de Emergência (COE) levam nesta quinta-feira (8) pela manhã, o mutirão de combate à dengue ao Bairro Ponche Verde. Agentes de combate às endemias e demais servidores da SMS, do Meio Ambiente e da Infraestrutura Urbana farão visitas aos domicílios repassando orientações para prevenção e controle da doença e destacando a importância da limpeza das áreas externas e das medidas que evitem o acúmulo de água parada e de entulhos (pneus, móveis velhos e demais objetos sem uso), ambientes altamente propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com informativo semanal da Diretoria das Vigilâncias em Saúde (DVS), emitido nesta terça-feira (6), são atualmente 344 casos confirmados para dengue em Cachoeira do Sul e outros dois positivados para Chikungunya. O Ponche Verde figura em quinto lugar do ranking dos bairros com maior incidência de dengue, com 16 laudos confirmados. O mutirão desta quinta-feira ocorrerá das 8 horas às 11h30, com concentração das equipes na área externa ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Favo de Mel. Em caso de chuva no horário previsto, a ação fica sujeita a reagendamento das equipes.

 

PREVENÇÃO E CUIDADOS SIMPLES

A principal forma de evitar a dengue é evitando a picada do mosquito. Para isso, a medida imediata é eliminar os focos do Aedes aegypti junto aos imóveis, extinguindo todo ponto de água parada – limpa ou seja. A Vigilância Epidemiológica recomenda, principalmente em residências com idosos, que medidas simples sejam adotadas como fechar a casa mais cedo, evitando o horário de maior circulação dos insetos à tardinha, adotar uso rotineiro de repelentes (sejam os de ambientes ou os dermatológicos) e a instalação de telas em janelas e portas.

 

Medidas que podem ser tomadas para evitar a água parada:

  • Lavar com água e sabão os pratinhos de plantas, jarras, garrafas, potes, baldes, etc
  • Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada
  • Manter bem tampados tonéis e barris de água
  • Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana
  • Lavar e trocar a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana

Proteção adicional – Usar vaporizadores elétricos e mosquiteiros, aplicar repelentes no corpo, fazer uso de telas em portas e janelas.