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Telefonia móvel lidera reclamações de consumidores em Cachoeira do Sul

Crédito: Ass. Com.

Crédito: Ass. Com.

O Escritório de Defesa do Consumidor (Edecon) de Cachoeira do Sul completou 30 anos neste mês. Criado pela Lei Municipal 2.692/1994 e sancionada pelo então prefeito Ivo Renê Pinto Garske, o Edecon tem como objetivo principal orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.

No período de janeiro de 2023 até março de 2024, o Escritório realizou 671 atendimentos e chegou a 96% de resolutividade. “Buscamos resolver as questões com diálogo e mediando os conflitos”, explica o coordenador Izak Streb. Em algumas situações, o Edecon consegue resolver os casos apenas com uma ligação, colaborando para a diminuição de ingresso de novas ações no Judiciário.

As principais demandas atendidas atualmente pelo Edecon são relacionadas à telefonia móvel e fixa, TV’s a cabo, empréstimos não contratados e situações com comércio local relacionadas a garantias e trocas.

Atuação resolveu problema que se arrastava há 6 meses

O advogado Daniel de Oliveira Vianna precisou acionar o Edecon para resolver um problema de troca de produto que estava sem solução há 6 meses. Ele ligou para o Edecon e o coordenador Izak foi até o local para intermediar a situação, que foi resolvida. “Essencial para a cidade”, declarou Vianna, que foi o primeiro secretário do Edecon, na época em que a coordenadora era a advogada Rosana Azevedo.

 


 

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