Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do Prêmio IAB 2023, que tem como objetivo divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul. Um trabalho produzido em Cachoeira do Sul venceu uma das categorias (confira abaixo).
A premiação acontece em duas etapas: estadual e nacional. As propostas premiadas na Etapa Estadual serão encaminhadas automaticamente para a Etapa Nacional.
Foram entregues, também, os troféus do Prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. Receberam a distinção os melhores trabalhos de conclusão de curso (tccs) de cada semestre letivo, de todos os cursos de arquitetura e urbanismo do Estado, com a entrega de um diploma de menção honrosa para os autores dos trabalhos durante a cerimônia de colação de grau em sua faculdade de origem. Além de reconhecer os projetos apresentados como trabalho de conclusão de curso, a premiação reforça sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais.
Os troféus foram entregues pelas co-presidentas do IAB-RS, Clarice Oliveira e Paula Motta, e pela diretora de comunicação da entidade, Jéssica Neves. Os tccs premiados podem ser conferidos aqui. Confira abaixo os contemplados no Prêmio IAB-RS 2023:
Categoria Interiores e Design
Alexandre Rögelin Prass
Cidade: Porto Alegre
Título: Abrigo de ônibus
Yuri Endo Kokubun
Cidade: Porto Alegre
Título: Poltrona Buba
Elisa Martins
Cidade: Porto Alegre
Título: Pavilhão (Destaque Patrimônio Cultural)
Categoria Edificações e projetos
Rodrigo Troyano
Cidade: General Câmara
Título: Casa JM
Luiz Sakata
Cidade: Santa Maria
Título: Túnel do Tempo
Luciano de Topin Ribeiro
Cidade: Gravataí
Título: Casagranda
Categoria Cultura Arquitetônica
Ricardo de Souza Rocha
Cidade: Cachoeira do Sul
Título: Arquitetura Brasileira do Século XX: ensaios para uma história outra
Posse dos conselheiros
O evento começou com a posse da gestão eleita para o triênio 2024-2026 e encerrou com a premiação das entidades que compõem o Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/RS). “É uma alegria muito grande poder reunir amigos e colegas em um local tão especial”, iniciou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, ao declarar aberta a 30ª Reunião Plenária Extraordinária, momento que marcou a assinatura dos termos de posse dos conselheiros eleitos para a gestão 2024-206.
Conselheiros tomaram posse para o triênio 2024-2026.
Em sua fala, Tiago parabenizou o quadro de funcionários do Conselho, agradecendo os gerentes e suas equipes pelo trabalho realizado no período em que presidiu o CAU/RS, respectivamente a 3ª e 4ª gestão. Relembrou algumas realizações dos últimos seis anos, sobretudo ações em nome da valorização da profissão. “A luta pela formação do CAU data de 1950, mas ainda que sejamos um conselho jovem – temos apenas 13 anos – somos um dos poucos que realmente pode pugnar pela profissão”, destacou. “Atuar em defesa da qualidade da Arquitetura e Urbanismo é algo feito todos os dias, sinto muito orgulho do que fizemos nos últimos seis anos e sei que o Conselho realizará muito mais”, finalizou Tiago.
O evento também revelou o grande vencedor do Prêmio Destaque Iran Fernando da Rosa, eleito por votação aberta ao público entre os dias 05 e 15 de dezembro. O agraciado foi o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, vencedor na categoria Poder Público (Pessoa Física), pelo projeto “Distrito Criativo Centro – Gare“. Ele é coordenador da iniciativa que está transformando o Centro Histórico da cidade em um lugar de convivência e desenvolvimento sustentável, a partir do fomento de iniciativas relacionadas à economia criativa. A missão do projeto é aproximar e potencializar atores de diferentes esferas, para atuar coletivamente na geração de valor para o território, garantindo coesão e continuidade nas ações para o Distrito Criativo. Os vencedores podem ser conferidos neste link.
Outro momento de destaque foi a entrega do prêmio aos vencedores da 2ª Edição do Concurso de Fotografia CAU/RS. Foram mais de 350 inscrições, com registros feitos em diferentes municípios gaúchos. Sob o tema “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul em Art Déco”, os 12 vencedores terão suas fotos incluídas no Calendário Oficial de 2024. O encerramento da noite foi realizado com a entrega dos prêmios da AAI Brasil-RS (Prêmio AAInteriores) e do SAERGS (Prêmio Arquiteto do Ano).