Com a edição desta quinta-feira, já são 5.135 residências e estabelecimentos vistoriados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde durante os supermutirões contra a Dengue desenvolvidos nos bairros da zona urbana da cidade.
Nove equipes de agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde percorreram o Bairro Tibiriçá, onde 551 imóveis foram visitados em uma área correspondente a 21 quarteirões.
A maior dificuldade encontrada nesta etapa, explica a servidora Janaína Ferreira Silveira, foi a grande quantidade de lixo doméstico, móveis, pneus e restos de construção descartados pelos moradores diretamente nos córregos característicos na região. “Ao depositarem os resíduos nestas áreas, muitas vezes de uso comum, as pessoas pensam que se eximem de suas responsabilidades”, analisa a agente, ratificando que as consequências dessa conduta refletem no coletivo.
As equipes orientam, auxiliam, mas a limpeza contínua cabe aos residentes de cada propriedade ou habitantes do estabelecimento comercial. “A coleta em áreas alagadas dificulta ainda mais o nosso trabalho”, explica Janaína. Até o momento, a averiguação em massa percorreu os bairros Oliveira, Noêmia, Santa Helena, Marina, Quinta da Boa Vista, São José, Medianeira e Barcelos. O objetivo da força-tarefa é identificar e eliminar criadouros e focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, o agente transmissor da doença. Os agentes atuam orientando os moradores para os procedimentos que evitam a proliferação dos insetos e, consequentemente, ajudam a conter os índices da contaminação.
O próximo supermutirão deve ocorrer no Bairro Eucalipto, na próxima semana, em data a ser confirmada. Denúncias de situações de risco e reincidências devem ser feitas ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) pelos telefones 3724-6112 e 3723-1351.
NÚMEROS DO BAIRRO TIBIRIÇÁ
Quarteirões percorridos – 21
Propriedades visitadas – 551
Propriedades vistoriadas – 339 (entraram e eliminaram os focos)
Propriedades fechadas – 196 (imóvel sem acesso)
Recusas de moradores – 16 (acessos não autorizados pelos moradores)
SUPERMUTIRÕES ATÉ AGORA
Oliveira – 422 propriedades
Noêmia – 649 propriedades
Santa Helena – 721 propriedades
Marina – 544 propriedades
Quinta da Boa Vista – 540 propriedades
São José – 635 propriedades
Medianeira – 498 propriedades
Barcelos – 575 propriedades